28 de março de 2024 Atualizado 20:58

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Motors

Volvo lança seu primeiro veículo 100% elétrico

XC40 Recharge Pure Electric tem autonomia de 400 km e 408 cavalos de potência

Por Diego Juliani

18 de setembro de 2021, às 12h34

Modelo tem o inconfundível estilo escandinavo dos SUVs da marca - Foto: Fabio Aro - Volvo - Divulgação

A Volvo lançou nesta semana o XC40 Recharge Pure Electric, seu primeiro veículo 100% elétrico a estrear mundialmente e que acaba de chegar ao Brasil. O carro, que teve pré-venda esgotada, é inspirado na já conhecida e premiada versão do SUV. O modelo combina o melhor do estilo escandinavo com a sustentabilidade e vem ao País para fortalecer o compromisso da Volvo em tornar-se totalmente elétrica até 2030.

“O XC40 Recharge Pure Electric chega para ser um marco para a Volvo Cars. Aqui no Brasil só vendemos carros híbridos e agora a chegada do elétrico nos coloca em um novo patamar. Esse veículo traz o que temos de melhor em luxo, elegância, sofisticação, segurança e, sobretudo, tecnologia. É um carro robusto que traz em seu DNA todos os anos de desenvolvimento e pioneirismo da marca”, afirma João Oliveira, diretor geral de operações e inovação da Volvo Cars Brasil.

Com 408 cavalos de potência, o SUV traz tecnologia de ponta. Um dos destaques está no One Pedal Drive, um recurso que pode ser acionado dentro do veículo e torna a aceleração e frenagem mais práticas através de um único pedal.

Ou seja, para acelerar, basta pressionar o pedal e, para frear, é só ir aliviando o pé que o carro vai parando de acordo com a força que é exercida. Uma vez utilizando essa funcionalidade, a regeneração de energia se torna mais eficiente, e ainda amplia a autonomia.

O SUV inaugura o sistema operacional Google Automotive Services. O projeto repensa a natureza do infoentretenimento do carro e tem uma interface fácil de usar. Os recursos de reconhecimento de voz estão aprimorados para fornecer uma experiência única e conectada. “Além disso, os clientes têm acesso a um amplo ecossistema de aplicativos nativos no carro via Google Play”, destaca André Bassetto, diretor de produto e pós-vendas da Volvo Cars Brasil.

DESIGN. No local onde estariam as grades de entrada de ar ao motor foi incluído um painel com o logo da Volvo Cars que remete à originalidade do modelo. A gama de versões também recebe uma nova cor, Sage Green, exclusiva para essa versão elétrica.

Por dentro, o carro manteve o layout limpo. O revestimento dos bancos em microtech faz a harmonia com o carpete, volante e painel, que possui acabamento em Cutting Edge Aluminium. Outra novidade é o revestimento de chão que foi fabricado integralmente com plástico reciclável.

A retirada do motor também proporcionou mais espaço, já que o carro ganha um porta-malas frontal, além do espaço traseiro de 413 litros, que tem ainda a abertura e fechamento elétrico com a função hands-free.

Para ligar o veículo, a Volvo traz uma novidade: sem botão de partida, o carro é ligado no momento em que o condutor entra com a chave no bolso, afivela os cintos e seleciona o câmbio na posição “D”. Para desligar, basta colocar em “P” e sair do automóvel.

POTÊNCIA. O XC40 Recharge Pure Electric é um veículo plug-in elétrico que pode ser carregado em uma tomada convencional ou por meio de Wallbox. Combinados, a potência dos dois motores elétricos P8 AWD (All Wheel Drive) geram 408 cavalos de potência e 660 N.m de torque.

O carro oferece um alcance de mais de 400 km com uma carga. E com um sistema de carregamento rápido, a bateria carrega até 80% de sua capacidade em 40 minutos. Os equipamentos e tecnologias utilizados na fabricação do veículo permitem uma aceleração de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos, com limitador de 180 km/h.

SEGURANÇA. O Volvo XC40 Pure Electric oferece câmera 360 graus que, junto ao alerta de tráfego cruzado, com frenagem automática, auxilia e evita colisões em saídas e entradas de vagas de estacionamento. O modelo conta também com sistema de alerta de mudança de faixa e de alerta de ponto cego.

Outra tecnologia é o City Safety, que reconhece pedestres, ciclistas e animais de grande porte e pode frear e até esterçar o volante para evitar ou minimizar uma colisão.

O pacote de iluminação é completo com faróis FULL LED com autodirecionais com função antiofuscante e farol de neblina em LED.

“O sucesso da pré-venda foi tão grande que decidimos manter o valor de lançamento até o fim de 2021. E todos os clientes que adquirirem o carro nesse período ainda ganham o Volvo Wallbox com a instalação inclusa”, garante Ricardo Ochiai, diretor de vendas da Volvo Cars Brasil. O XC40 Recharge Pure Electric é vendido por R$ 389.950.

Publicidade