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Sucesso

Toyota Corolla híbrido Altis Premium

Veículo combina bons recursos de conforto com economia; carro continua comportado e eficiente, sem qualquer extravagância

Por Auto Press

14 de março de 2020, às 08h12

A Toyota não correu grandes riscos quando apostou numa versão híbrida para o Corolla. Afinal, a tecnologia que iria aplicar ao sedã médio era a mesma que já havia sido testada com louvor no Prius no Brasil recentemente.

Mas a marca japonesa não esperava é que o modelo fizesse tanto sucesso. Afinal, ela confinou o sistema de motor térmico conjugado a dois motores elétricos nas versões mais caras, Altis e Altis Premium. Ainda assim, formou-se uma fila de 3 meses nas concessionárias.

Somente agora, quase seis meses após o lançamento, a Toyota conseguiu se equilibrar em relação à demanda, com os modelos híbridos representando quase 30% das vendas do modelo, que emplacou mais de 4 mil unidades mensais em 2020 no Brasil.

Esta demanda se manteve mesmo com os seguidos aumentos, que levaram o preço do Corolla híbrido de topo, Altis Premium, a R$ 137.390. A escalada do dólar, sob a batuta de Paulo Guedes, atingiu o modelo em cheio, por conta dos inúmeros componentes importados da versão híbrida.

Foto: Eduardo Rocha / Carta Z Notícias
Toyota Corolla híbrido Altis Premium

A ideia de um carro que une as qualidades clássicas do sedã médio japonês com um alto padrão de economia é bem coerente com o histórico de pragmatismo da fabricante. Na versão Altis Premium, o Corolla ainda adiciona diversos recursos de conforto e segurança que não estão presentes em rivais diretos como Chevrolet Cruze e Honda Civic.

De série, o sedã traz itens de segurança típico do segmento, como sete airbags, controle de estabilidade e tração e assistente de partida em rampa, mas também inclui controle de cruzeiro adaptativo, farol alto automático, alerta de colisão com frenagem automática, entre outros.

Foto: Eduardo Rocha / Carta Z Notícias
Toyota Corolla híbrido Altis Premium

CONFORTO

O modelo conta ainda com itens de conforto como ar-condicionado duplo, teto solar, faróis full led, ajuste elétrico para o banco do motorista e visor de TFT com 7 polegadas no painel, entre os instrumentos.

Sob o capô, o Corolla híbrido Altis Premium traz dois motores elétricos, que somam 72 cv, e um motor 1.8 litro de Ciclo Atkinson com 101 cv. Combinados, o conjunto rende 122 cv, com 16,6 kgfm de torque máximo para o carro.

Foto: Eduardo Rocha / Carta Z Notícias
Toyota Corolla híbrido Altis Premium

O InMetro avaliou o modelo e constatou que consome menos na cidade do que em rodovias. Com etanol, ficou com média urbana de 10,9 km/l e rodoviária de 9,9 km/l. Com gasolina, os números do sedã foram 16,3 km/l e 14,5 km/l, respectivamente.

O câmbio é um novo sistema CVT de 10 marchas, em que a primeira tem conexão por engrenagem enquanto as outras nove são simuladas com conexão por polia. Com o Corolla híbrido, a Toyota agiu com uma antecipação que contraria um pouco a tradição da empresa japonesa.

Foto: Eduardo Rocha / Carta Z Notícias
Toyota Corolla híbrido Altis Premium

Em geral, a marca é a última a adotar novidades. Este rasgo de ousadia trouxe bons resultados. Não é à toa que o sedã é único modelo médio que consegue sobreviver bem no mercado brasileiro, em meio à monocultura dos SUVs.

Ficha técnica

Toyota Corolla híbrido Altis Premium

MOTOR: A gasolina e etanol, 1.8 l de Ciclo Atkinson, e dois elétricos, com baterias de 1,3 kWh
POTÊNCIA MÁXIMA: 98-101 cv a 5.200 rpm com gasolina e etanol
TORQUE MÁXIMO: 14,5 kgfm a 3.600 rpm com etanol
POTÊNCIA COMBINADA: 122 cv
TORQUE COMBINADO: 16,6 kgfm
TRANSMISSÃO: Automática do tipo CVT com 10 marchas
PNEUS: 205/55 R16
PESO: 1.440 kg
PORTA-MALAS: 470 litros
TANQUE: 50 litros.
PREÇO: R$ 137.390

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