Atualização
SUVs médios da Peugeot ganham visual inspirado no 208
Atualização introduz ainda inovações mecânicas, especialmente no 3008, que agora está disponível com motor híbrido plug-in
Por Carlo Valente / Auto Press
09 de janeiro de 2021, às 10h37
Link da matéria: https://liberal.com.br/mais/motors/suvs-medios-da-peugeot-ganham-visual-inspirado-no-208-1407429/
Os SUVs médios da Peugeot, 3008 e 5008, foram atualizados depois de quatro anos com um bom desempenho no mercado. Os modelos agora adotam o conceito visual inaugurado pelo hatch 208, que os deixou mais dinâmicos e modernos.
Esta atualização de meia-vida introduz ainda inovações mecânicas, especialmente no 3008, que agora está disponível com motor híbrido plug-in, que adota o sistema combinado utilizado pelo sedã médio-grande 508.
A frente é a parte dos dois carros mais afetados pelas mudanças estéticas: o design dos faróis é novo, caracterizado pelo típico dente de sabre em led, que tem feito tanto sucesso nos 208 e 508.
Os principais grupos ópticos foram redesenhado e ficaram ligeiramente afinados, em uma modificação quase imperceptível. Muito mais evidentes são as mudanças que afetam a grade frontal, agora maior, com frisos tracejados e acima de tudo sem uma moldura – ela parece se dissolver na frente.
Pequenas melhorias foram feitas no interior, onde o novo painel iCockpit é o maior destaque.
O visor ficou mais amplo e agora é totalmente digital, além de personalizável de inúmeras formas.
Ambos os carros oferecem amplo espaço a bordo, com especial destaque para o 5008, que oferece uma habitabilidade traseira que está as melhores não só na categoria, mas também comparado a segmentos superiores. O porta-malas também ajuda na habitabilidade.
O 3008 começa com 520 litros e chega a 1.482 litros com os bancos traseiros rebatidos. Já o 5008 oferece 780 litros na configuração para cinco ocupantes e chega até 1.940 litros com a fileira central também rebatida.
Na parte de motorização, o 3008 oferece duas opções híbridas, além de duas configurações com propulsão térmica. Na versão tradicional de entrada, a Puretech 130, o motor é um 1.2 litro de três cilindros turbo com 130 cv. Na versão Puretech 180 e na Hybrid 225, o motor 1.6 aparece com 180 cv, sendo que na híbrida um motor elétrico adiciona mais 45 cv.
Na versão Hybrid4 300, o motor 1.6 ganha um turbo maior e rende 200 cv, e ganha um reforço de 100 cv de dois motores elétricos, um deles para as rodas traseiras.
O 5008 oferece as duas motorizações térmicas: Puretech 130 e Puretech 180. Nas versões tradicionais do automóvel, o câmbio pode ser manual de seis velocidades ou automático de oito marchas, enquanto nas híbridas é sempre o automático de oito marchas.