Modelo Exploratório
Peugeot apresenta no México a picape média Landtrek
Aposta da marca para o mercado latino-americano chega ao Brasil em 2022 com motorização inédita
Por Da redação / Auto Press
28 de novembro de 2020, às 10h20 • Última atualização em 28 de novembro de 2020, às 10h21
Link da matéria: https://liberal.com.br/mais/motors/peugeot-apresenta-no-mexico-a-picape-landtrek-1374104/
A Peugeot tem uma longa história entre veículos utilitários. Mesmo no Brasil, onde a imagem da marca não é associada ao segmento, modelos como Partner, Expert e Boxer colocam a fabricante francesa em 4º lugar na venda de vans.
Com a nova picape média Landtrek, apresentada oficialmente no México, a Peugeot pretende morder a parte mais carnuda do mercado de comerciais leves na América Latina.
Embora tenha poucas picapes no currículo, a marca fez história com a 504 GR, produzida na Argentina por mais de 15 anos e importada para o Brasil e até para a França. Isso, no entanto, foi há 20 anos.
De lá para cá, a única experiência da marca não foi das mais memoráveis – tanto que sequer foi citada na apresentação da Landtrek foi com a compacta Hoggar, construída sobre a plataforma do 207 brasileiro – na verdade, um 206 remodelado – que ficou em linha entre 2009 e 2014.
A Landtrek está sendo produzida inicialmente na China pela Changan, parceira também no desenvolvimento da picape, e é vendida por lá com o nome Kaicene. Inicialmente, ela será vendida no México, Uruguai, Paraguai e Chile, entre outros. Brasil, Argentina e Colômbia só receberão a versão que será produzida no Uruguai, a partir de 2022.
Um bom motivo para não ser lançada agora no Brasil é a motorização escolhida para o modelo. A Peugeot vai oferecer um motor turbodiesel 1.9 litro com 150 cv e 35,7 kgfm com câmbio manual de seis marchas e um 2.4 litros a gasolina com 210 cv e 32,6 kgfm com câmbio de seis velocidades manual ou automático.
No Brasil, 80% do segmento de picapes médias é para modelos com motor diesel, sendo que os mais “fraquinhos” têm 170 cv e câmbio automático – no caso, a Fiat Toro.
Possivelmente, para a Landtrek destinada ao mercado brasileiro, a Peugeot deve recorrer a motores mais convincentes. Afinal, uma das missões da nova picape é fortalecer a imagem da marca em mercados fora da Europa e aumentar o volume de na América, coisa que só será possível com especificações mais ao gosto do brasileiro, maior mercado da região, que responde por cerca de 150 mil unidades por ano.
A Landtrek chega apenas na versão cabine dupla, mas o projeto prevê ainda configurações, cabine simples e chassi-cabine. A picape mede 1,96 metro de largura e tem 3,18 m entre os eixos, com 5,33 metros de comprimento – a versão com cabine simples terá 5,39 metros.
A capacidade de carga é maior que as rivais da categoria. Tanto pela carga, que é entre 1.020 e 1.200 kg, e pela capacidade de reboque de 3 mil kg, quanto pelas medidas da caçamba.
A cabine dupla tem 1,22 m na parte mais estreita, 1,60 m na mais larga, com 1,63 m de comprimento, e 50 cm de altura, enquanto a versão cabine simples tem a caçamba 80 cm mais comprida. Ambas as variantes têm capacidade de travessia de 60 cm, altura livre para o solo entre 21,4 e 23,5 cm, ângulo de ataque de 30°, de saída de 26° na cabine simples e 27° na cabine dupla.
Uma solução inteligente é o banco traseiro bipartido, que permite elevar o assento ou rebater o encosto em 50/50, para acomodar bagagens que não se queira deixar na caçamba. Há ainda a possibilidade de configurar a primeira fila com três assentos, o que abre capacidade para seis ocupantes.
O console é moderno e resgata vários elementos de design comuns aos modelos da marca. O destaque fica para a tela de 10 polegadas que monitora o sistema multimídia com suporte para Apple CarPlay e Android Auto.
Os materiais de revestimentos aparentam boa qualidade e a Peugeot promete oferecer uma experiência de direção semelhante à de seus carros. O modelo oferece ainda ar-condicionado duplo, computador de bordo, até seis airbags, controles de estabilidade, de descida, de tração e de reboque, monitor de faixa, câmeras reversas com função de 180° ou 360° para auxiliar no off-road.
Por fora, o design busca destacar a robustez, com toques modernos, como a grade da Peugeot ladeada por duas “garras” iluminadas. Existem diferenças entre as versões de trabalho e as luxuosas.
Mudam luzes dianteiras e traseiras, para-lamas e o design da tampa traseira, que traz o logotipo da Peugeot em relevo no segundo caso e um adesivo com Peugeot na versão de trabalho.
O design do teto também muda com elementos opcionais, como barras decorativas na parte traseira e barras de teto. A versão de cabine simples apresenta ganchos do lado de fora e degraus embutidos dos dois lados.