19 de abril de 2024 Atualizado 21:38

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Fiat

Nova Strada traz preços agressivos e novos recursos para atacar o mercado

Além de ser a picape mais vendida do País há 20 anos, por muito tempo a Strada foi o carro mais vendido da marca

Por Eduardo Rocha / Auto Press

04 de julho de 2020, às 11h43

A troca de geração de um automóvel é sempre um momento crítico. E tanto mais quando se trata de um modelo com a importância que a picape Strada assumiu no line-up da Fiat nos últimos anos.

Além de ser a picape mais vendida do País há 20 anos, por muito tempo a Strada foi o carro mais vendido da marca – e se mantém assim mesmo nesse mercado claudicante por conta do isolamento social provocado pela Covid-19.

Nova Fiat Strada – Foto: Divulgação

Como a sucessão era inexorável, o jeito foi fazer da forma mais cautelosa possível. A nova Strada chega ao mercado com preços muito semelhantes aos aplicados na antiga geração e traz diversas modernizações em relação à segurança, à dinâmica, à usabilidade e à habitabilidade.

Mas a principal novidade da nova Strada é uma configuração de carroceria inédita entre picapes compactas, de uma versão efetiva de cabine dupla com quatro portas e cinco lugares – bem superior ao arremedo de cabine dupla da versão com três portas.

Nova Fiat Strada – Foto: Divulgação

Mesmo se cercando de todos os lados, a Fiat decidiu manter uma versão da antiga geração no mercado, para criar uma versão de entrada mais acessível, a Hard Working.

O objetivo dessa nova versão de cabine dupla é fazer a picape crescer ainda mais no mercado. Com o tempo e a natural defasagem estética de um carro lançado há 20 anos, o mercado da Strada foi se afunilando no segmento de trabalho, a ponto de fazer a marca desistir da versão Adventure – que acabou virando sinônimo de modelo caro.

Nova Fiat Strada – Foto: Divulgação

A nova gama está distribuída em cinco modelos, usando a mesma nomenclatura usada na picape média Toro. A versão de entrada é a Endurance, oferecida em versões cabine simples e cabine dupla, com preços iniciais de R$ 63.590 e R$ 74.990.

A versão intermediária é a Freedom, que tem apenas cabine simples a partir de R$ 69.490 e cabine dupla a R$ 77.990. No topo está a versão Vulcano, que tem apenas cabine dupla e começa em R$ 79.990.

Nova Fiat Strada – Foto: Divulgação

Na estética, a nova Strada compõe detalhes da linha Argo com elementos bem marcantes da Toro. Ela foi desenvolvida sobre a plataforma MPP, que é nova e ainda aproveita elementos da Fiorino e do Uno.

Sob o capô, a Endurance traz o velho motor Fire 1.4. A partir da versão Freddom, o carro carrega o 1.3 Firefly.

Nova Fiat Strada – Foto: Divulgação

Fiat quer alta de 20% nas vendas

Tradicionalmente, a Fiat controla mais de 40% do segmento de comerciais leves, com a Strada respondendo por praticamente metade dessa participação.

A expectativa da marca é que a chegada da nova geração do modelo, o crescimento das vendas para o mercado de lazer, a sedução de consumidores de versões básicas de picapes cabine dupla e ainda a redução do preço da versão Hard Working, remanescente da antiga geração do carro, possam incrementar as vendas da linha Strada em pelo menos 20% em relação ao ano passado.

Esses números representariam 15 mil unidades além das 76 mil emplacadas pela montadora italiana em 2019.

Publicidade