Fiat
Nova Strada traz preços agressivos e novos recursos para atacar o mercado
Além de ser a picape mais vendida do País há 20 anos, por muito tempo a Strada foi o carro mais vendido da marca
Por Eduardo Rocha / Auto Press
04 de julho de 2020, às 11h43
Link da matéria: https://liberal.com.br/mais/motors/nova-strada-traz-precos-agressivos-e-novos-recursos-para-atacar-o-mercado-1249331/
A troca de geração de um automóvel é sempre um momento crítico. E tanto mais quando se trata de um modelo com a importância que a picape Strada assumiu no line-up da Fiat nos últimos anos.
Além de ser a picape mais vendida do País há 20 anos, por muito tempo a Strada foi o carro mais vendido da marca – e se mantém assim mesmo nesse mercado claudicante por conta do isolamento social provocado pela Covid-19.
Como a sucessão era inexorável, o jeito foi fazer da forma mais cautelosa possível. A nova Strada chega ao mercado com preços muito semelhantes aos aplicados na antiga geração e traz diversas modernizações em relação à segurança, à dinâmica, à usabilidade e à habitabilidade.
Mas a principal novidade da nova Strada é uma configuração de carroceria inédita entre picapes compactas, de uma versão efetiva de cabine dupla com quatro portas e cinco lugares – bem superior ao arremedo de cabine dupla da versão com três portas.
Mesmo se cercando de todos os lados, a Fiat decidiu manter uma versão da antiga geração no mercado, para criar uma versão de entrada mais acessível, a Hard Working.
O objetivo dessa nova versão de cabine dupla é fazer a picape crescer ainda mais no mercado. Com o tempo e a natural defasagem estética de um carro lançado há 20 anos, o mercado da Strada foi se afunilando no segmento de trabalho, a ponto de fazer a marca desistir da versão Adventure – que acabou virando sinônimo de modelo caro.
A nova gama está distribuída em cinco modelos, usando a mesma nomenclatura usada na picape média Toro. A versão de entrada é a Endurance, oferecida em versões cabine simples e cabine dupla, com preços iniciais de R$ 63.590 e R$ 74.990.
A versão intermediária é a Freedom, que tem apenas cabine simples a partir de R$ 69.490 e cabine dupla a R$ 77.990. No topo está a versão Vulcano, que tem apenas cabine dupla e começa em R$ 79.990.
Na estética, a nova Strada compõe detalhes da linha Argo com elementos bem marcantes da Toro. Ela foi desenvolvida sobre a plataforma MPP, que é nova e ainda aproveita elementos da Fiorino e do Uno.
Sob o capô, a Endurance traz o velho motor Fire 1.4. A partir da versão Freddom, o carro carrega o 1.3 Firefly.
Fiat quer alta de 20% nas vendas
Tradicionalmente, a Fiat controla mais de 40% do segmento de comerciais leves, com a Strada respondendo por praticamente metade dessa participação.
A expectativa da marca é que a chegada da nova geração do modelo, o crescimento das vendas para o mercado de lazer, a sedução de consumidores de versões básicas de picapes cabine dupla e ainda a redução do preço da versão Hard Working, remanescente da antiga geração do carro, possam incrementar as vendas da linha Strada em pelo menos 20% em relação ao ano passado.
Esses números representariam 15 mil unidades além das 76 mil emplacadas pela montadora italiana em 2019.