20 de abril de 2024 Atualizado 00:43

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Picape

Mitsubishi L200: a solidez reforçada

Mitsubishi L200 da quinta geração muda visual, ganha tecnologia e melhora conforto a bordo; veja as imagens do veículo da montadora japonesa

Por Auto Press

28 de setembro de 2019, às 08h03

A Mitsubishi L200 acaba de passar por uma verdadeira transformação com o objetivo de ser credenciar para competir entre as picapes médias mais cascudas. Universalmente reconhecido, com 4,7 milhões de unidades vendidas no mundo, o modelo produzido na Tailândia deu um verdadeiro salto. Apesar de estruturalmente ainda ser a quinta geração, lançada em 2015, a picape sofreu diversas mudanças, em comparação com a versão anterior.

Foto: Divulgação
Mitsubishi L200

Elas abrangem tanto a parte mecânica quanto o interior. E com direito a receber muitos recursos de segurança herdados dos carros de passeio. No Brasil, a Mitsubishi L200 ainda é vendida na quarta geração, originalmente lançada em 2006, e que sente de forma explícita o peso da idade e a defasagem tecnológica. Dentro da gama Mitsubishi, que vem sendo renovada, o modelo destoa visualmente. Não à toa, atualmente está em décimo lugar nas vendas de picapes no mercado brasileiro. E a previsão é que a quinta geração só apareça por aqui na linha 2021.

Do ponto de vista estético, esta segunda fase da quinta geração recebeu uma renovação intensa, com um design mais sólido e robusto. Muito características são as peças moldadas em metal, que dão um importante dinamismo à parte frontal. Na lateral, o comprimento de 5,30 metros impressiona e as linhas quadradas e formas suaves são intercaladas, para dar certo dinamismo ao perfil.

Foto: Divulgação
Mitsubishi L200

O teto é estranhamente inclinado, mas o motivo é o fato de que, em geral, a nova Mitsubishi L200 acena para o mundo do consumo com um coeficiente aerodinâmico claramente melhorado em comparação ao passado. As rodas de 18 polegadas ocultam um sistema de freios revisado para acomodar um disco de 320 mm e uma pinça de duplo pistão. A traseira ostenta a grande tampa e longas lanternas verticais.

Entre as tecnologias, há câmera de 360° e um comando instalado perto da alavanca de câmbio permite escolher entre quatro modos de tração diferentes: traseira, integral, integral com bloqueio de diferencial e integral com marchas reduzidas. Até a estrutura passou por um processo importante e hoje são utilizados painéis de alta resistência, mais leves e também submetidos a tratamento para tornar o aço mais resistente à corrosão.

Foto: Divulgação
Mitsubishi L200

O sistema de suspensão inclui molas helicoidais à frente e feixe de mola na traseira. Essa escolha é um pouco contrária ao mercado, mas pode ser justificada na ideia de que essa picape é dedicada principalmente ao campo profissional e, portanto, a caçamba é mais adequada para cargas pesadas.

POTÊNCIA

O motor é 2.2 turbodiesel que rende 150 cv e desenvolve torque de 40,8 kgfm – no Brasil, a L200 usa motor turbodiesel 2.4 de 190 cv e 43,9 kgfm. Além de transmissão manual, há a possibilidade de escolher um câmbio automático de seis velocidades – no Brasil, ele é de cinco.

Foto: Divulgação
Mitsubishi L200

Primeiras impressões

Basta entrar na cabine para perceber que, de maneira geral, os materiais têm boa qualidade e a sensação é a de se estar dentro de um SUV. A visibilidade é excelente, principalmente porque, além da câmera de visão de 360 graus, até os limpadores do para-brisa são quase ocultos. É difícil encontrar plásticos duros, mas convém frisar que se trata de um automóvel destinado principalmente ao trabalho, e não um sedã para longas viagens.

Quanto ao propulsor turbodiesel, até por se tratar de uma picape média, não dá para dizer que esbanje vigor. Aí também fica nítida a vocação profissional do modelo. De qualquer forma, apesar de não haver um espírito tão esportivo, o trem de força cumpre seu dever honestamente.

Foto: Divulgação
Mitsubishi L200

A lista de itens de série é longa e muito completa. Na verdade, a L200 se mostra bem próxima a um utilitário esportivo em seu recheio – o que eleva consideravelmente o nível de qualidade para esse tipo de carro. É claro que a concorrência no segmento é forte e os rivais atuais têm uma base sólida. Mas com essa nova picape, a Mitsubishi certamente tem condições de surpreender os consumidores da categoria.

Publicidade