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MOTOCICLETA

Honda atualiza a CB1000 R com visual renovado, mais potência e conectividade

Marca japonesa encontrou um jeito de evoluir em cada um dos aspectos para chamar novamente a atenção

Por Eduardo Rocha / Auto Press

21 de maio de 2022, às 15h50

CB1000 R chegou ao Brasil com uma mistura de elementos clássicos e modernos em doses inesperadas - Foto: Equipe Caio Mattos / Honda

O mercado de motocicletas tem uma agilidade proporcional ao comportamento dos modelos. Quanto mais potente e tecnológica, maior a necessidade de renovação. Nem que seja apenas para criar uma diferenciação que impulsione a vendas.

A CB1000 R é um bom exemplo. A moto já estava no topo da cadeia mercadológica, com design, tecnologia e desempenho. Ainda assim, a marca japonesa encontrou um jeito de evoluir em cada um dos aspectos para chamar novamente a atenção para um de seus quatro modelos flag ship vendidos no Brasil.

No visual, a Honda mexeu com o cuidado de não estragar o estilo retrofuturista New Sports Café, desenvolvido para sua linha street a partir da CB300 europeia em 2017.

Em 2019, a CB1000 R chegou ao Brasil com uma mistura de elementos clássicos e modernos em doses inesperadas. Agora, para a linha 2023, a mudança que mais chama a atenção foi no farol, que antes era perfeitamente redondo e agora passa a ter uma angulação na parte superior, com uma assinatura em led em forma de anel aberto.

Motorização
Em relação ao motor, a base é o que foi utilizado no modelo CBR 1000RR Fireblade, produzido entre 2008 e 2011. Depois foi acrescido de sistemas de controle de emissões mais rigorosos e de toda a parafernália eletrônica para oferecer modos de pilotagem e controles de acelerador, ABS e controle de tração.

A partir da reprogramação da injeção, Honda conseguiu uma leve elevação de potência, de 141,4 para 142,8 cv, com o mesmo torque máximo de 10,2 kgfm, mas que agora atinge o pico a 8.250 rpm – antes era a 8 mil redondos.

Duas mudanças técnicas chamam a atenção na moto. A primeira são os freios, que eram da marca Tokiko, e passam a ser da Brembo. A outra é a suspensão dianteira, que passa a ser invertida. O conceito, no entanto, não mudou. O sistema ainda é SFF BP, com funções separadas.

Valores
A nova Honda CB1000 R tem preço de R$ 71.900 na versão standard, nas cores vermelha metálica ou prata metálica, e sai a R$ 79.970 na versão Black Edition.

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