28 de março de 2024 Atualizado 12:28

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

CE 02

BMW prepara veículo que transita entre bicicleta elétrica e scooter

BMW apresentou o conceito do novo veículo da montadora no Salão da Mobilidade de Munique, destinado ao público adolescente

Por Auto Press

11 de setembro de 2021, às 09h01 • Última atualização em 11 de setembro de 2021, às 09h04

Diversas marcas de motocicleta estão investindo em soluções de modelos elétricos para chegarem às ruas a médio prazo. Foi nesse intuito que Yamaha, Honda, Piaggio e também KTM assinaram um acordo para padronizarem baterias intermediárias que poderão alimentar seus futuros modelos.

Já BMW aposta em uma nova família de modelos, CE, que deve estrear com a CE 04, uma scooter com motor elétrico de 42 cv (31 kW), autonomia de até 130 km e capaz de alcançar 120 km/h.

Visual do modelo é bastante peculiar: na frente, quatro canhões de led quadrados formam o conjunto ótico – Foto: Divulgação

Ou seja: é uma scooter que seria capaz de encarar vias expressas e rodovias, e atender também quem mora nos subúrbios das grandes metrópoles. Agora, no Salão da Mobilidade de Munique, a marca bávara está apresentando o conceito de um modelo que não chega a ser scooter, mas é bem mais que uma bicicleta elétrica, a CE 02.

O primeiro objetivo é seduzir adolescentes que na Europa podem conduzir motonetas a partir de 16 anos, desde que tenham uma ACC, autorização especial para condução de ciclomotores.

A CE 02 é um veículo totalmente urbano, embora algumas características técnicas não deixem essa limitação bem explícita. Seu motor rende 11 kW, cerca de 15 cv – a mesma potência de uma motocicleta de 160 cm³ – a autonomia é de 90 km e a máxima fica em 90 km/h.

Assim como a CE 04, o modelo tem motor sob o banco e bateria na parte frontal do quadro, com transmissão da força para a roda traseira por correia. A diferença aqui é que sob a bateria, a CE 02 traz um skate acoplado, que fica instalado transversalmente e serve como pedaleira para o usuário do veículo.

O visual do modelo é bastante peculiar. Na frente, quatro canhões de led quadrados formam o conjunto ótico. As bengalas dos amortecedores dianteiros recebem uma capa que as deixam mais robustas e harmonizadas com o grosso conjunto de roda e pneu do modelo.

O painel se resume a um pequeno visor de cristal líquido logo à frente do guidão. No conceito não foram instalados piscas. As mesas dos telescópicos, as tampas laterais e a balança monobraço são em alumínio e dão um aspecto bem moderno.

Na traseira, roda e pneu são idênticos ao da dianteira e só se alteram por conta da grande coroa que é tracionada pela correia que vem do motor. Há também um amortecedor único do lado esquerdo e o modelo da BMW traz freios a discos na frente e atrás.

Publicidade