29 de junho de 2022 Atualizado 12:02

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Couromoda

Maior feira do segmento calçadista antecipa tendências e movimenta a economia

O primeiro dia de feira Couromoda também registrou visitação acima do esperado e otimismo do setor

Por Cristina Fernandes / pressmanager

18 de janeiro de 2022, às 14h17 • Última atualização em 19 de janeiro de 2022, às 07h25

O primeiro dia da Couromoda 2022, principal feira de negócios do setor calçadista e de acessórios da América Latina, começou com a visita do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, representando o maior polo calçadista do Brasil.

Durante sua visita, ele reforçou a importância do estímulo ao setor, com iniciativas como desburocratização e capacitação de mão obra. Otimista com a retomada, Leite ainda destacou que algumas indústrias já retomaram os patamares de fabricação pré-pandemia.

Para além da região sul, ao circular pelos estandes da feira, é possível perceber uma preocupação cada vez maior do setor em trazer soluções e produtos sustentáveis para lojistas e consumidores. Grandes marcas como Dakota, Ferracini e Savelli são algumas que optaram por destacar suas linhas ecológicas.

Os tênis da linha Dakota Eco são produzidos com 75% de material reciclado, incluindo EVA, fios PET e algodão desfibrado. Já a Greenwave da Ferracini possui cadarços biodegradáveis, ponteiras em acetato reciclado, cabedal também reciclado, sem tingimento químico e solado composto por 70% de borracha natural.

Outra marca que mostra preocupação ambiental é a Savelli, com sua Linha Floripa, em cabedal produzido a partir da reciclagem de garrafas PET, interior em couro sem adição de cromo, o que possibilita sua decomposição em até três meses após descartado, além de palmilhas feitas com bio látex e parte frontal em algodão reciclado.

O primeiro dia de feira também registrou visitação acima do esperado e otimismo do setor, que prevê crescimento de 7 a 8% em faturamento no varejo. Outro destaque positivo é o crescimento das exportações, com visitação de compradores de 17 países.  

Publicidade