28 de março de 2024 Atualizado 20:58

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Mais Estilo

Lofrano Móveis: personalidade dos detalhes

Atendimento personalizado e peças únicas são pontos fortes da Lofrano Móveis, que este ano se prepara para lançar um serviço exclusivo ao público

Por Débora de Souza

15 de março de 2020, às 09h22

Uma casa sofisticada onde tudo se encaixa de maneira perfeita e harmônica é possível. Os móveis planejados são uma tendência nos projetos residenciais devido à grande oferta de condomínios verticais e espaços cada vez mais restritos. Feitos sob medida, eles se destacam por otimizarem o espaço disponível, aproveitando cada canto da casa, criando projetos de acordo com a necessidade de cada família.

Além do valor estético e da personalização, os móveis planejados também auxiliam na organização da casa e, quando confeccionados com matéria-prima de procedência, garantem um ótimo custo-benefício.
Para atender esse público cada vez mais exigente, a Lofrano Móveis se destaca pelo trabalho “artesanal” e atendimento que preza pela proximidade com o cliente, a começar pela medição do espaço, etapa realizada pelo sócio e chefe do departamento de produção, Rodrigo dos Santos de Melo.

A etapa seguinte fica por conta da designer de interiores e também sócia Laina Lofrano de Melo, responsável pela criação do projeto que atenda às necessidades e desejos do cliente, tanto para um ambiente determinado quanto para toda a casa.

“A partir daí conseguimos direcionar o cliente para fornecedores de nossa confiança, por exemplo, em uma cozinha, se ele precisa de mármore, conseguimos os orçamentos com nossos fornecedores na medida em que ele precisa. Ou seja, o atendimento na Lofrano vai além dos sob medidas. A gente entrega o projeto completo para o cliente, dos móveis à luminária, ao papel de parede, tudo que compõe o ambiente e com os orçamentos que ele (cliente) precisa”, explica Laina.

Foto: Divulgação
Projeto de Laina Lofrano, execução por LOFRANO Móveis

O trabalho artesanal pode ser visto em peças únicas, feitas sob medida e em harmonia ao estilo da casa. Segundo a designer de interiores, diferente de outras marcenarias, a Lofrano se vale da criatividade e ousadia para tornar realidade os mais diferentes projetos, explorando materiais como MDF, lâmina de madeira, madeira maciça e lacca, por exemplo.

“Essas peças chegam para nós com uma padronagem. Mas uma casa pode ter uma sala com pé direito alto e aí o tamanho da peça não atende a altura necessária. Muitas marcenarias se prendem a essas medidas padrões e frustram o cliente. Aqui na Lofrano não, a gente explora esses materiais, criamos soluções e projetos que atendam a altura desejada, um curvo no canto de um móvel, criamos novos padrões”, enfatiza a designer.

Foto: Divulgação
Peças de madeira maciça confeccionadas sob encomenda

O trabalho é possível graças ao processo manual de corte dos materiais que permite a fabricações de móveis personalizados, na medida e design exatos que o cliente precisa e deseja.

Sabedoria familiar

A Lofrano foi fundada em setembro de 2009, mas teve início muito antes, com um dos sócios da empresa, Rodrigo dos Santos de Melo. O trabalho em marcenarias tradicionais de Americana o tornou um marceneiro de mão cheio, talento observado e incentivado por Gilberto Lofrano, sogro de Rodrigo.
“Ele começou a dar pequenas máquinas de presente a Rodrigo como furadeira, lixadeira e outros equipamentos para que pudesse começar sua própria marcenaria. Até que, um dia, Rodrigo resolveu que iria ter a própria marcenaria”, conta Laina, filha de Gilberto.

Foto: Divulgação
Projeto de Maira Santoandrea e Monike Rossignoli, execução por LOFRANO Móveis

Em homenagem a seu grande incentivador, a empresa ganhou o nome Lofrano e estabeleceu sua primeira sede na rua Zaire, no bairro Parque das Nações, em um salão de 80 m2. Em seis anos, foi preciso mudar para um galpão maior, com 300 m2, localizado no mesmo bairro, na rua Singapura, onde permanece até os dias de hoje.

O senhor Gilberto não chegou a ver o sonho concretizado – ele faleceu dois meses antes da abertura da primeira loja da família, aos 51 anos. No entanto, seus ensinamentos sobre empreendedorismo e fidelização do cliente norteiam a empresa até hoje.

“Ele criava gado para leite e, quando fazia um queijo, presenteava aqueles que sempre compravam com ele. Um agrado que cativava e fidelizava o cliente. Ele era muito justo e honesto e dizia que, apesar das dificuldades de uma empresa, nenhum cliente pode ficar sem respaldo, algo que seguimos à risca. Quando há uma situação inesperada, o cliente é imediatamente informado e trabalhamos em busca de uma solução, sem prejuízos ao projeto ou ao prazo”, afirma a designer.

Ateliê para peças exclusivas

Para este ano, a Lofrano pretende inaugurar um novo serviço em seu espaço: um ateliê para confecção de peças exclusivas em madeira. Um diferencial que nasce com o objetivo de acrescentar aquele “algo mais” ao projeto, seja residencial ou empresarial.

Foto: Marcelo Rocha / O Liberal
Laina Lofrano de Melo é designer de interiores da Lofrano Móveis

“A madeira traz rusticidade e aconchego ao ambiente e quando bem trabalhada tem uma durabilidade muito superior as outras matérias primas como o MDF, por exemplo. No ateliê vamos desenvolver peças artesanais e oferecer algo além do combinado, além do móvel planejado, uma peça feita totalmente sob medida para compor com o ambiente”, explica Laina.

No ateliê serão criados desde móveis de madeira maciça a mescla de madeira com MDF, além de objetos decorativos como lustres e estantes para compor o projeto do ambiente. Alguns serviços, hoje, são terceirizados pela Lofrano. A designer Laina Lofrano de Melo afirma que, com o ateliê, a ideia é agilizar prazos e reduzir o custo do produto para o cliente final.

Publicidade