30 de maio de 2020 Atualizado 18:20

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Dicas

Dica para acertar nas compras de roupas online

Como não errar na escolha das peças: muito mais do que encontrar peças bonitas, é necessário aprender a avaliá-las antes de fazer o pedido

Por Da Redação

19 abr 2020 às 08:13

Comprar online no conforto da sua casa é um hábito que vem sendo aderido por muitos brasileiros. E, em tempos de coronavírus, com o isolamento social e o fechamento do comércio em diversos estados como medida para reduzir contaminações, as lojas na web, antes consideradas apenas um conforto, passaram a ser necessidade, já que, para diversos ramos, o online se tornou a única opção de venda.

Foto: Divulgação
COMPRAS ONLINE: Muitas pessoas encontram diversos desafios, principalmente pelo tamanho da roupa, pois as medidas podem variar de acordo com cada marca

Na internet, é possível encontrar itens para todas as utilidades, visitar diferentes lojas e comparar preços com apenas alguns cliques. Porém, escolher produtos, especialmente roupas, através de uma tela de celular ou computador, pode ser uma experiência um tanto quanto limitante, pensando que pegar a peça na mão, sentir o tecido, comparar tamanhos e provar o look antes de levar são ações que só conseguimos fazer presencialmente.

Mas, ainda assim, a experiência de compras pela web pode ser proveitosa se você dominar algumas técnicas para selecionar as peças de maneira adequada, para ter o resultado esperado quando elas chegarem a sua casa.

Fita métrica na mão!

Só olhar o número indicado na peça não é o suficiente. As modelagens mudam de confecção para confecção e podem apresentar discrepâncias significativas, por isso, quando encontrar uma roupa que deseja adquirir, procure na tela por “detalhes da peça”. É geralmente nessa parte que aparecem as especificações do produto – inclusive, suas medidas em centímetros. Tendo esses números, meça suas peças de roupa que caem bem em você e compare com os números dados no site.

Se atente à modelo

A mulher ou o homem que aparece posando com as peças à venda, tanto na parte “comum”, quanto na categoria de roupas plus size, tem um papel crucial ali. Além de ajudar a expor os produtos, a modelo pode servir de guia para o cliente compreender o caimento da peça. Muitas lojas online disponibilizam também as medidas de altura, peso, busto e quadril da manequim, assim como o número que ela está vestindo. Dessa maneira, se a preocupação for o comprimento, por exemplo, cheque, além das medidas da peça, se a modelo é mais alta ou mais baixa que você.

O tipo de tecido importa

Se você não tinha o costume de ler as etiquetas das roupas, pode começar a criar esse hábito. Se informe do que as peças que você já tem em casa são feitas e observe o comportamento do tecido com o tempo – se encolheu, esgarçou ou desbotou. Tudo isso ajudará a escolher novos produtos de boa qualidade e durabilidade, além de perceber detalhes que a foto não pode te mostrar, como se o material amassa muito, é áspero ou transparente.

Foto: Divulgação
Provador virtual pode te ajudar a escolher a roupa certa

Utilize o provador virtual

Essa ferramenta, já disponível em muitas lojas online, aliada às dicas anteriores, ajuda a ter mais segurança na hora de comprar. O provador virtual funciona da seguinte maneira: você apresenta diversas informações sobre o seu corpo, como medidas, distribuição de gordura e estrutura corporal, e também sobre suas expectativas em relação ao caimento da peça que deseja, além da numeração que utiliza em outras marcas. O software compara as informações e sugere a numeração que melhor se adapta a você.

Fonte: Rodolfo Milone, jornalista.