29 de março de 2024 Atualizado 07:39

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Moda e Estilo

Conheça as vantagens dos tapetes de lã

Resistência, durabilidade e sustentabilidade estão entre os benefícios do material

Por Redação

26 de agosto de 2020, às 10h15

A lã natural de ovelha, em sua origem, pode ser branca, bege, amarelado, cinza e marrom ou uma mistura entre elas - Foto: Divulgação

Entrar em um lugar aconchegante e com uma temperatura agradável quando o tempo lá fora está frio traz uma sensação muito boa. Existem várias técnicas que auxiliam a tornar o ambiente mais agradável, inclusive na decoração. E os tapetes de lã são grandes aliados para trazer calor e conforto aos ambientes. A by Kamy ensina como inserir essas peças na decoração e a tirar proveito de todas as suas qualidades.

Segundo levantamento do Research Gate, os tapetes deste material melhoram a qualidade do ar interno absorvendo rapidamente poluentes. A lã também regula a temperatura do corpo e é naturalmente retardante de chamas e hipoalérgico, sendo uma ótima fibra para toda a casa, em especial o quarto das crianças.

Sua resistência é outro ponto forte. Por ser uma fibra completamente natural, ela é capaz de suportar o passar do tempo e o desgaste. Não à toa, temos hoje tapetes persas de pura lã de 200, 300 anos que ainda estão perfeitos, tanto as fibras quanto as cores.

Essas peças antigas, vistas como verdadeiras obras de arte, só resistiram ao tempo por causa do material que eram feitas. Outro atributo surpreendente é a sua alta resistência à umidade. A lã pode reter até 30% antes mesmo de começar a ficar molhada. Eis o motivo para que os tapetes deste material sejam ótimos para o banheiro.

Outra vantagem é a funcionalidade. Suas fibras têm uma resistência natural à sujeira que também atua como uma barreira antibacteriana, o que significa que os germes não serão capazes de se reproduzir e nem provocar mau cheiro no tapete.

Todas suas qualidades se estendem à cadeia produtiva. Extraída de ovelhas, a lã é por definição renovável e ecológica. O processo todo é orgânico. Para evitar que os animais sofram no verão, ela precisa ser retirada e depois servirá para uma infinidade de usos. Além de ser uma etapa completamente inofensiva, significa que podemos continuar usando o material sem provocar danos ao ecossistema.

Cores
Cada região do mundo, por sua vez, produz um tipo de lã. Isso porque existem variações da espécie. A lã natural de ovelha, em sua origem, pode ser branca, bege, amarelado, cinza e marrom ou uma mistura entre elas.

Quando não são tratadas industrialmente, no processo artesanal de tingimento, ela absorve a cor com intensidade diferente, deixando o fio com tons variantes. No processo de produção do tapete manual, o tingimento da lã torna-se ainda mais bonito de ser apreciado.

Seja no quarto ou na sala o acolhimento é primordial. Nada melhor do que a sensação de pisar em um tapete e sentir-se “abraçado” pela suavidade e maciez do toque. Para que você consiga proporcionar essa sensação, o ideal é optar por peças feitas a partir desta fibra. Elas oferecem uma riqueza de benefícios para a casa. Essas vantagens variam de durabilidade, estilo, impacto ambiental e até mesmo custo. E, aliadas a outros elementos, podem transformar os ambientes.

A dica é fazer uso das cores também. Estudos indicam que elas são capazes de interferir no funcionamento do nosso cérebro e alterar percepções e até a estimular sensações. Um tapete azul de lã, por exemplo, trará sensação tranquilizadora e relaxante, o que certamente garante um bem-estar melhor no dia a dia.

Publicidade