08 de julho de 2020 Atualizado 22:08

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Home Office

Composição de ambiente e rotina saudável

Para que seja estabelecida uma rotina saudável e eficiente de trabalho, deve-se observar fatores que vão desde um ambiente tranquilo, organização física, até o planejamento detalhado das tarefas

Por Da redação

30 Maio 2020 às 08:29

A prática do home office, que já havia entrado na rotina de muitas pessoas, foi acelerada em razão da pandemia, trazendo uma grande mudança de comportamento no mundo corporativo, além de novas perspectivas para os empreendedores. Este novo cenário inspira alguns cuidados e a Mobly – que hoje mantém sua operação 100% remota – compartilha algumas dicas que podem contribuir com essa nova realidade.

Adequar o espaço às suas necessidades é importante – Foto: Divulgação

Para que seja estabelecida uma rotina saudável e eficiente de trabalho, deve-se observar fatores que vão desde um ambiente tranquilo, organização física, até o planejamento detalhado das tarefas (sejam pessoais ou profissionais), com horários e prioridades pré-estabelecidos.

“Manter fluida a comunicação entre os colegas de trabalho é o principal desafio, porém é a prática mais eficaz para que as ideias e atividades tenham começo, meio e fim, além de proporcionar o valioso e necessário suporte da interação social”, salienta Matheus Albuquerque, Community Manager na Mobly.

Cores – Foto: Divulgação

Horários de pausas, café e alimentação devem ser sempre respeitados e o gerenciamento das tarefas pode ser realizado com a ajuda de ferramentas digitais. Albuquerque também lembra que começar o dia pelas tarefas mais complexas faz com que a tão temida procrastinação seja contornada.

“É neste período da jornada de trabalho que o nível de concentração e energia costuma ser mais elevado, permitindo que a tarefa seja concluída com mais rapidez”, completa.

A organização e o conforto do ambiente também são importantes. Talvez não seja possível prover o melhor local de imediato, visto que a prática do home office tem sido motivada por uma questão crucial na vida de todos – o controle de uma pandemia. Mas aos poucos, segundo Matheus, e com algumas inspirações, “será possível readaptar a vida e transformar a casa em um lugar saudável e agradável para o trabalho”, finaliza.

Cores – Foto: Divulgação

Cores
Sabemos que as cores possuem significados e nos estimulam sensações diferentes. Então, na hora de escolher os tons do seu home office, vale equilibrar colorações neutras e vibrantes. Assim, é possível criar um espaço totalmente relaxante e que também evite distrações.

A combinação preto e branco é uma ótima aposta, quando harmoniza, de forma clássica, os móveis claros com peças decorativas escuras. Além de refletir a luz natural para todo o ambiente, o branco deixa o visual mais clean. Outra maneira para decorar é aplicando papel de parede estampado em uma das paredes, para ser o ponto de cor do ambiente.

Organização – Foto: Divulgação

Organização
Não é fácil fugir de uma certa bagunça no home office. Ainda mais quando o usamos diariamente. Contudo, mantê-lo organizado é essencial, uma vez que fica mais fácil para encontrar seus pertences e aproveitar melhor cada cantinho.

Caso o ambiente seja amplo, a dica é optar por móveis mais largos. Vale desde escrivaninhas e estantes, até colocar um puff gigante para proporcionar ainda mais conforto. Mas, caso contrário, é possível explorar os espaços verticais. Prateleiras e nichos não só ajudam na organização, como também deixam o visual bem moderno.

Móveis – Foto: Divulgação

Móveis
Assim como a organização, as peças devem ser escolhidas de acordo com o espaço disponível. É importante investir na qualidade dos principais móveis, seja ele uma mesa grande ou uma cadeira confortável. Porém, ter outros itens coringas também são essenciais.

Os gaveteiros, por exemplo, são ótimas opções. Além de compactos, ajudam a guardar documentos, pastas e outras papeladas. Eles podem ser colocados embaixo da escrivaninha ou no cantinho da parede.

Toque final – Foto: Divulgação

Toque final
Por último, mas não menos importante, são os artigos decorativos. Enfeitar o escritório com alguns itens de decoração imprime personalidade ao ambiente, podendo motivar e inspirar. Quadros, plantinhas, porta-lápis são algumas sugestões. Vale até pendurar um porta-retrato com aquela foto especial. O importante é que o cômodo ofereça conforto e recursos para uma jornada de trabalho equilibrada e produtiva.

Fonte:www.mobly.com.br

TRANSFORMAÇÃO
Inspirações com vidros e espelhos

Use a criatividade e reinvente para transformar o ambiente de trabalho

Em tempos de isolamento social, o home office tem sido a melhor alternativa para empresas que a adotam a medida como prevenção. Essa prática pode não ser novidade para todo mundo, mas manter a produtividade é um desafio, ainda mais quando não há um ambiente calmo e organizado para trabalhar.

Para um momento como esse, é necessário se reinventar. Então, que tal criar ou adaptar o seu próprio espaço de trabalho? Para projetos criativos e dinâmicos, vidros e espelhos podem ser usados para criar ambientes agradáveis e funcionais.

Jambeiro – Foto: Divulgação

Iluminação natural
O home office Jambeiro da arquiteta e urbanista Amélia Castro reforça a importância da iluminação natural para o ambiente de trabalho. Ao utilizar o vidro Habitat Neutro incolor, ela integra a parte interna e externa do espaço, valorizando a vista para aqueles que não podem sair de casa.