19 de abril de 2024 Atualizado 20:43

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Fique em Casa

Como lavar a roupa de cama corretamente

A lavagem dos lençóis e fronhas é essencial para manter a cama sempre em bom estado

Por Da Redação

19 de abril de 2020, às 13h58

Todo mundo gosta de dormir em uma cama limpinha e macia. Sua cama deve ser um lugar calmo, perfeito para relexar. Um espaço de conforto, com lençóis perfeitamente limpos e agradáveis. A limpeza dos lençóis, fronhas e cobertores é bastante simples e especialistas recomendam a lavagem dos itens pelo menos uma vez por semana.

Lavá-los na sua máquina de lavar pode trazer praticidade para o seu dia a dia e eliminar dores de cabeça. Mas, você sabe como? Com as dicas da Comfort para deixar suas peças sempre limpas e macias. Agora você vai saber como lavar lençol branco e manter suas roupas de cama por muito mais tempo. Com os produtos certos e de olho em alguns detalhes você garante noites de sono bem relaxantes!

Foto: Adobe Stock
Alguns cuidados são importantes na hora de lavar sua roupa de cama

CUIDADOS ESSENCIAIS

Utilizar a máquina de lavar para esse processo com certeza agiliza e torna nossa vida mais prática; porém, alguns cuidados são essenciais para garantir a higienização total dos itens:

  • Retire qualquer poeira, pelo ou cabelo dos lençóis e fronhas, sacudindo-os antes de coloca-los na máquina de lavar. Isso pode ajudar na remoção de micro-organismos e qualquer sujeira pequena que estava grudada na roupa;
  • É importante separar as cores claras das coloridas e brancas;
  • Coloque seus lençóis e travesseiros do avesso e enrole-os em uma bola e coloque dentro da máquina. Isso ajuda a manter as cores das roupas de cama e evitar o desbotamento das peças coloridas;
  • Aproveite os dias de sol e coloque seu lençol para secar em um local arejado. Se os lençóis forem brancos, o sol ajudará a clarear a peça. Caso use secadora de roupa, use temperaturas mais baixas para não estragar as roupas de cama.

Lençol branco encardido?

As roupas de cama brancas são clássicas e elegantes, mas infelizmente, com o uso e o passar do tempo, são as que mais sofrem com manchas e perda de claridade e brilho. Afinal, como deixar essas peças com cara de nova?

A primeira regra é separá-las dos itens coloridos e escuros para evitar que as cores desbotem e manchem as roupas brancas. Outra dica é misturar ½ xícara de suco de limão com 3,5 litros de água bem quente. Deixe os lençóis de molho na solução por pelo menos uma hora. Em seguida, despeje a mistura na máquina e lave a peça normalmente. Deixe as roupas secarem ao sol, pois isso ajuda a dar mais brilho aos lençóis.

Foto: Pinterest
Manchas amareladas têm solução

Manchas amareladas

Assim como o lençol encardido, também é fácil retirar aquela mancha amarela do lençol branco ou do travesseiro de forma eficiente. Em uma bacia com água, ou dentro da própria máquina, misture detergente para roupa, 4 colheres de chá de bicarbonato de sódio e vinagre branco para cada litro de água.

Misture bem até que a solução faça bastante espuma. Mergulhe a roupa de cama amarelada ou o travesseiro e deixe de molho de um dia para outro. Enxágue com água fria e lave normalmente.

Como limpar colchão com bicarbonato de sódio:

  • Jogue o bicarbonato de sódio no colchão, priorizando os lugares de maior sujeira;
  • Deixe agir por 30 minutos para como limpar colchão;
  • Esfregue o colchão com uma escovinha e deixe agir por mais 30 minutos;
  • Aspire todo o pó do colchão;
  • Pronto! Você acabou de aprender a melhor técnica de como limpar colchão a seco!

Fonte: Comfort, amaciante de roupas, via www.vivadecora.com.br.

Publicidade