27 de janeiro de 2021 Atualizado 16:53

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Lúdico

Cantinho organizado para as crianças

Com as crianças em casa em tempo integral, uma solução que muitas famílias adotam é montar uma verdadeira brinquedoteca para os pequenos

Por Redação

20 jun 2020 às 09:14

Com as crianças em casa em tempo integral, as famílias se deparam com o desafio de manter a rotina de atividades escolares e brincadeiras. Este desafio é ainda maior quando é necessário competir com as telas.

Leitura – Foto: Pinterest

Um levantamento realizado no ano passado entre usuários do aplicativo de controle parental, AppGuardian revela que as crianças passam, em média, 5,7 horas no celular diariamente. Esse número sobe 20% aos finais de semana.

Uma solução que muitas famílias adotam é montar uma verdadeira brinquedoteca para os pequenos, com os brinquedos à disposição e um local específico para os trabalhos da escola. Para ajudar a produzir esse ambiente, a Tramontina dá dicas que podem ser essenciais:

Cantinho – Foto: Pinterest

Escolher uma peça da casa que seja segura para montar o cantinho dos brinquedos e de fácil acesso para os adultos. Escolha móveis adequados para crianças, como nichos e prateleiras seguros e de fácil limpeza

Colocar os móveis de maneira que a criança tenha acesso com as mãos. Deixar ao alcance todos os brinquedos de forma organizada: jogos de tabuleiro para um lado e brinquedos como bonecos e carrinhos em caixas específicas.

Deixar no alto apenas os acessórios que necessitem de um adulto, como tesouras, tintas e brinquedos de vidro, por exemplo.

Lousa – Foto: Pinterest

Estimular a criatividade dos pequenos com quadros, lousas e rolos de papel nas paredes. Mesas e cadeiras infantis com lápis de cera e cartolina são ótimos para atividades artísticas.

Deixar quebra-cabeças e jogos manuais com fácil acesso e chamando atenção. Estes brinquedos são importantes para o desenvolvimento cognitivo e motor das crianças.

7- Deixar fantasias e máscaras engraçadas penduradas em cabides numa altura baixa na parede, para que os pequenos possam se transformar em princesa ou super-herói em qualquer momento do dia.

Almofadas – Foto: Pinterest

8- Pensar no conforto para as brincadeiras no chão. Investir em tapetes, colchões e almofadas pelos cantos do espaço kids da casa.

9- Investir em balanços e escorregadores que possibilitem diversão dentro de casa. Existem opções que cabem no cantinho de brinquedos e as crianças adoram.

Decoração – Foto: Pinterest

10- Mostrar a importância da organização, deixando caixas, gaveteiros e baús disponíveis para guardar os brinquedos. Ao final do dia, ensinar a alinhar os acessórios e preparar o ambiente para as aventuras do dia seguinte.

Website: http://tramontina.com.br/

Máscara – Foto: Pinterest

Publicidade