20 de abril de 2024 Atualizado 10:31

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Moda e Estilo

Almofadas no ambiente: dicas de decoração

Ela pode fazer mais pelo visual de um sofá do que sua própria troca ou de todo o seu revestimento

Por Redação

30 de dezembro de 2020, às 08h10

Sofás e almofadas: poucas parcerias parecem mais bem-sucedidas. Afinal, por razões que vão do conforto mais imediato ao estilo da própria sala, fica difícil imaginar um sem o outro, mesmo nas propostas mais despojadas. Sobretudo as almofadas, quase nunca vistas soltas, dispersas pelos ambientes. Claro que, ao decorar, tudo é sempre possível. Mas, no caso, é a união que faz a força.

Para promover mudanças rápidas na decoração, investir na dobradinha pode gerar resultados imediatos, além de uma boa economia. Desde que bem escolhida e posicionada, uma simples almofada – ou um conjunto delas – pode fazer mais pelo visual de um sofá do que sua própria troca ou de todo o seu revestimento. Mas, para conseguir os melhores resultados, antes de mais nada, é essencial observar a decoração da sala como um todo.

Para começar, esqueça por um momento seu sofá e olhe ao redor. Uma parede de destaque em função de sua cor pode servir de inspiração para compor todas as suas almofadas. “Outra possibilidade é definir a tonalidade das peças com base nas cores predominantes nas poltronas, cadeiras ou até quadros presentes no ambiente”, lembra o arquiteto Chico Gouvêa.

Só depois procure atentar para as características de cor e de textura próprias do móvel. Se seu sofá for revestido com uma cor neutra – como preto, bege, marrom ou cinza -, você poderá utilizar qualquer tom ou estampa para compor as almofadas. Apenas dê preferência a tons mais vibrantes, para garantir maior contraste, incluindo combinações de impacto, como o preto e branco.

Mas, em qualquer situação, procure criar um vínculo entre as almofadas e seu sofá. Caso o móvel possua uma cor única, para um resultado harmônico, a famosa técnica do tom sobre tom é a mais indicada na hora de definir a paleta de cores das almofadas. Basta, para tanto, alternar tonalidades mais claras ou mais escuras. Agora, se o sofá for estampado, as almofadas mais adequadas são, sem dúvida, as lisas, sem nenhuma estampa, para não brigar com a padronagem de base.

Desenhos abstratos, composições geométricas, grafismos, fotografias, frases: todas as estampas são válidas para decorar almofadas. Outra vantagem é que toda essa variedade abre ainda mais possibilidades – você pode, por exemplo, compor um conjunto de almofadas com estampas iguais e cores diferentes; com estampas diferentes aplicadas em tons similares; ou ainda contrapor peças estampadas a outras lisas. Desde, claro, que tudo fique equilibrado.

Estampa – Foto: Divulgação

Lisas, estampadas ou uma mistura das duas?

Almofadas com estampas diferentes, em um mesmo sofá, devem possuir ao menos algum elemento em comum, seja a cor de fundo ou o tipo de detalhes. “Respeitar a regra é importante, mas ousar um pouco, adicionando um elemento dissonante, seja uma cor ou uma estampa, pode ajudar a personalizar o ambiente”, sugere a arquiteta Fernanda Morais, da Très Arquitetura.

Na dúvida, o melhor a fazer é alternar peças estampadas e lisas e nunca descuidar da distribuição das almofadas sobre o sofá, que deve sempre ser feita do centro para os cantos. Nesse sentido, para atingir uma composição ainda mais equilibrada, e evitar que um dos lados do móvel pareça mais “pesado” do que o outro, procure posicionar as maiores e mais escuras no fundo e, depois, vá sobrepondo as demais, em ordem decrescente de tamanho

Quantidade – Foto: Magda Ehlers / Pexels

Quantidade

Idealmente, o número de almofadas deve ocupar mais da metade do sofá, mas tudo vai depender do clima que você deseja criar. Se a proposta for mais minimalista, uma ou duas almofadas resolvem. Já se seu objetivo for criar uma atmosfera mais informal e acolhedora, permita-se utilizar um número maior. De qualquer forma, não exagere na dose. Se o seu sofá tiver apenas dois lugares, por exemplo, duas grandes e duas pequenas, uma dupla em cada ponta, já são suficientes. Lembre-se de que não é nada confortável sentar em um sofá e ter de tirar todas as almofadas para abrir espaço.

Formato – Foto: Krisztina Papp / Pexels

Formatos

Suas almofadas não precisam ser todas quadradas. Além delas, investir em formatos retangulares e redondos pode imprimir movimento à decoração. Apenas fique atento na hora de dispor o conjunto sobre o sofá: deixe sempre as maiores por trás, sobreponha as menores ou retangulares e, por fim, posicione as redondas mais à frente.

Tamanho – Foto: Dominika Roseclay / Pexels

Tamanho

O tamanho das almofadas deve estar em harmonia com o tamanho do encosto de seu sofá. Desde que não ultrapasse esse limite, você pode organizar as almofadas em tamanhos variados, sempre da maior para a menor.

Textura – Foto: Wendy Wei / Pexels

Texturas

Misturar acabamentos e tecidos podem ajudar a enriquecer sua composição. Como principal indicação, é fundamental que a textura das almofadas seja diferente da do sofá. No mais, ouse misturar. Pense em peças bordadas, de tricô ou crochê, em tecidos opacos e também em outros mais brilhantes ou até peles (falsas, por favor).

Personalizada – Foto: Divulgação

Personalização

Almofadas com estampas e formatos inusitados, aqui e ali, são uma outra possibilidade para dar um toque de humor e personalidade a seu sofá. Considere suas músicas, bandas e filmes preferidos, referências literárias. Tudo pode servir de inspiração para uma nova almofada – e deixar o sofá com a sua cara.

Publicidade