13 de agosto de 2022 Atualizado 22:03

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Gastronomia

Sobremesa para adoçar os dias

Quem é que não gosta? Elas vão bem em qualquer ocasião

Por Cristina Bianco

23 de julho de 2022, às 09h07

Vamos de doces? Depois de um almoço recheado de comidas salgadas, uma sobremesa é sempre bem vinda. Receitas fáceis e apetitosas de se fazer. Para quem ama chocolate, um cupcake de limão e chocolate ou panqueca recheada com abacaxi e coco ao molho de chocolate. E que tal inovar com um suflê de doce de leite? Já deu água na boca? Então é só conferir nossas sugestões e escolher a que mais vai ao encontro do seu paladar e transformar o seu domingo num momento mais que especial.

Divulgação_AdriaFoto:

Cupcake de limão e chocolate

Cobertura
400 g de chocolate meio amargo picado
1 lata de creme de leite
2 colheres (sopa) de mel

Massa
3 ovos
½ xícara (chá) de leite
½ xícara (chá) de creme de leite
½ xícara (chá) de óleo
3 colheres (sopa) de amido de milho
1 ¼ xícara (chá) de açúcar
1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 embalagem de Biscoito Mousse Limão + Chocolate, picadas grosseiramente (150 g)

Recheio
1 lata de leite condensado
¼ xícara (chá) de suco de limão

Modo de preparo

Cobertura: Em um refratário, coloque o chocolate com o creme de leite e leve ao micro-ondas, potência média, por 1 minuto e 30 segundos. Mexa, junte o mel e volte por mais 1 minuto e 30 segundos, sempre na potência média. Misture bem para obter um creme liso, cubra e leve à geladeira para firmar.

Massa: Coloque no liquidificador os ovos, o leite, o creme de leite, o óleo, o amido de milho e o açúcar. Bata bem até ficar homogêneo. Transfira para uma tigela, junte a farinha de trigo, mexa e, por fim, misture delicadamente o fermento em pó e os biscoitos. Ligue o forno em temperatura média (180 °C – 200 °C) para preaquecer. Acomode as forminhas de papel, próprias para cupcake (tamanho 00), dentro de forminhas de alumínio. Distribua a massa, coloque as forminhas dentro de uma assadeira grande e asse por cerca de 40 minutos ou até que, ao espetar um palito, saia limpo. Retire do forno e espere esfriar.

Recheio: No liquidificador, bata o leite condensado com o suco de limão até obter um creme. Mantenha em geladeira até o momento de usar.

Cupcakes: Coloque o recheio em um saco de confeitar com bico perlê (liso) grande. Apoie o bico de confeitar no centro do cupcake, pressione levemente para furar e preencha com uma porção do recheio. Reserve. Bata a cobertura na batedeira, passe para um saco de confeitar com o bico pitanga e decore os cupcakes.
Rendimento: 18 unidades
Fonte: Massas Adria

Panqueca recheada com abacaxi e coco ao molho de chocolate

Divulgação AdriaFoto:

Ingredientes
1 embalagem de Biscoito Folhata (Adria)
1 colher (sopa) de farinha de trigo
3 ovos
1 colher (sopa) de margarina
2 xícaras (chá) de leite
1 colher (chá) de essência de baunilha
2 colheres (sopa) de conhaque

Recheio
1kg de abacaxi em cubinhos
150g de açúcar
150g de coco ralado
1½ lata de creme de leite

Molho de chocolate
150g de chocolate meio amargo

Modo de preparo

Massa das panquecas: Leve ao processador o biscoito e bata até obter uma farofa fina. Leve a farofa de biscoito ao liquidificador junto com a farinha de trigo, os ovos, a margarina, o leite, a essência de baunilha, e o conhaque. Bata bem e reserve. Unte com margarina uma frigideira tipo panquequeira e espalhe de forma uniforme uma concha pequena de massa e deixe fritar dos dois lados. Repita o procedimento até terminar a massa e reserve. Prepare o recheio de abacaxi com coco. Em uma panela média, junte o abacaxi e o açúcar e deixe cozinhar até secar a água. Deixe amornar, acrescente o coco e o creme de leite, mexa delicadamente e reserve.

Molho de chocolate: Num refratário pequeno, junte o chocolate meio amargo e leve ao microondas por 2 minutos, acrescente o ½ lata de creme de leite, mexa delicadamente e reserve.

Montagem: Recheie as panquecas com o doce de abacaxi com coco, regue com o molho de chocolate, polvilhe coco por cima e sirva a seguir.

Rendimento: 12 panquecas
Fonte: Massas Adria

Canjica

Divulgação MococaFoto:

Massa
500 g de canjica branca
1 caixinha de Leite Condensado Mococa ou Mistura Láctea Condensada Mococa
200ml de Leite de Coco Mococa
50 gramas de Coco Ralado Mococa
1 litro de leite
Açúcar a gosto
1 pitada de sal
Canela em pó a gosto

Modo de preparo

Lave a canjica em água corrente e deixe-a de molho por aproximadamente 4 horas. Depois, cozinhe a canjica na panela de pressão com 2 litros de água por aproximadamente 20 minutos, ou até que esteja macia. Após o processo, coloque-a em outra panela, acrescente o leite, o Leite de Coco Mococa, o Leite Condensado Mococa e o Coco Ralado Mococa. Deixe ferver por 10 minutos, mexa sempre para não grudar no fundo da panela. Desligue o fogo quando estiver bem cremoso. Polvilhe a canela em pó e pronto! É só esperar esfriar um pouquinho e se deliciar!
Fonte: Mococa

Suflê de doce de leite

Ingredientes
3 g de adoçante natural xilitol
1 pitada de sal
4 claras
10 g de amendoim triturado
10 g de castanha de caju triturada
2 colheres de sopa de doce de leite Flormel

Modo de preparo

Em uma batedeira em velocidade média, bata as claras com o adoçante natural e sal, até que as claras fiquem em neve. Misture suavemente as claras e o doce de leite. Após obter uma mistura homogênea, despeje em pequenos recipientes que suportem altas temperaturas e salpicar o amendoim e castanha de caju por cima. Leve ao forno pré-aquecido em 180°C por 15 minutos. Desligar o forno e deixar esfriar gradativamente dentro do mesmo. O doce pode ser degustado morno também, a receita rende 2 porções.
Receita elaborada pelo chef Enzo Recieri

Muffin proteico

Divulgação HerbalifeFoto:

Ingredientes
1 ovo
2 colheres (sopa) de Shake Herbalife Nutrition
2 colheres (sopa) de NutreV Herbalife Nutrition
2 colheres (sopa) de água
1 colher (café rasa) de fermento

Modo de preparo

Em uma vasilha, bata o ovo, o Shake, o NutreV e a água. Em seguida, acrescente o fermento e misture bem. Leve para assar na máquina de cupcake ou despeje em formas de silicone e leve ao forno preaquecido a 180oC por 18 minutos (ou até assar). Fica mais gostoso se consumido no mesmo dia.
Rendimento: 2 muffins

Fonte: Herbalife

Pavê de abacaxi com wafer de abacaxi

Foto DivulgaçãoFoto:

Ingredientes
1 pacote de Biscoito Wafer de Abacaxi Pilar
1 abacaxi
130g de açúcar granulado
1 lata de leite condensado
1 caixa de creme de leite
1 gema
100m de suco de abacaxi concentrado

Modo de preparo

Descasque e corte o abacaxi em cubos. Em uma panela, leve o açúcar para derreter até que fique levemente dourado e depois coloque os cubos de abacaxi. Deixe ferver até que dissolva tudo e vire uma calda.

Creme: Bata em um liquidificador o leite condensado, o creme de leite, a gema e o suco de abacaxi. Coloque em uma panela em fogo médio até ferver e encorpar. Deixe esfriar.

Montagem: Em taças individuais, intercale o creme de abacaxi, com o biscoito wafer picado e os cubos de abacaxi caramelizado.
Fonte: Pilar, marca de massas e biscoitos

Publicidade