23 de abril de 2024 Atualizado 17:35

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Gastronomia

Saiba como escolher as bebidas certas para brindar o Ano-Novo

Conheça as diferenças entre champagne, espumante e frisante, e como harmonizá-las com o cardápio

Por Natália Velosa

29 de dezembro de 2020, às 08h01 • Última atualização em 07 de janeiro de 2021, às 07h25

As festas de Réveillon são marcadas por algumas tradições especiais. Entre elas, está estourar uma garrafa de espumante ou champagne e brindar com as pessoas ao redor. O costume remete à celebração de um novo ano que se inicia, com a finalização do brinde, que traz o significado de união entre as pessoas.

O que muitos não saibam, talvez, é a diferença entre as duas bebidas e entre uma outra muito parecida, o frisante, que também é uma opção para as comemorações do Ano-Novo.

Saber também como harmonizá-las com o cardápio é importante para extrair todo o sabor que elas oferecem:

No Réveillon, o brinde remete à celebração de um novo começo e representa a união entre as pessoas – Foto: Adobe Stock

Vinho frisante: O vinho frisante é um produto produzido naturalmente a partir do processo de fermentação da uva, tendo praticamente a metade do gás carbônico encontrado nos espumantes. O frisante fermenta somente uma vez e é a partir dessa única fermentação que é produzido o gás carbônico. Os mais conhecidos frisantes são os produzidos na Itália, conhecidos como lambruscos.

Espumante: Já o espumante é um vinho com gás carbônico originário da segunda fermentação natural de um vinho base que já estava fermentado, o que demanda dizer que não há adição artificial de gás carbônico. O espumante sempre é elaborado através de uvas próprias para a fabricação de vinhos finos.

Champagne: Por sua vez, o champagne é o espumante original. Trata-se de um vinho fino, com produção mais elaborada. O vinho é fermentado naturalmente, deve ser provindo das uvas chardonnay, pinot noir e pinot meunier e precisa ter os cuidados específicos para serem levados ao consumo. Champagne é um tipo de vinho que só pode levar esse nome se for produzido em sua região de origem, na França, o que vale dizer que nenhum outro espumante pode levar o nome champagne.

Harmonização

O frisante, por ser uma bebida delicada, pode ser harmonizado com alimentos leves. Saladas, quiches e sobremesas são o par perfeito dessa bebida. A acidez marcante do frisante pode ajudar a limpar a gordura do paladar em refeições mais pesadas. Ou seja, também pode ser uma boa combinação de pratos com peixes gordurosos e carnes assadas. Combina ainda com queijos, castanhas, patês e amêndoas.

Na harmonização com espumantes, uma salada com camarões, por exemplo, cai bem com um espumante brut; com carpaccio, um espumante rosé; com entrada à base de frutas, um espumante seco. Carnes brancas caem bem com espumantes secos mais ácidos. Espumantes mais doces ou Demi-sec da Itália são ótimos para saborear com doces feitos com creme de baunilha ou mesmo rabanadas.

Frutos do mar como lagosta, salmão e camarão com molhos mais encorpados harmonizam perfeitamente com champagnes Blanc de Noir. Tente evitar as combinações com carnes vermelhas e molhos de sabor forte.

Fonte: Clube dos Vinhos e Blog dos Vinhos

Publicidade