25 de abril de 2024 Atualizado 09:13

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Fique em casa

Saborosos, os pescados são versáteis e mais econômicos

Confira pratos criativos feitos à base de peixes; ricos em ácidos graxos eles permitem vários preparos e combinações

Por Débora de Souza

05 de abril de 2020, às 08h16 • Última atualização em 05 de abril de 2020, às 09h02

A Páscoa é uma das datas mais importantes na fé cristã e cercada de ritos seculares. Evitar o consumo de carne vermelha na Semana Santa, em especial na sexta-feira, é um deles. O bacalhau é de longe um dos pratos preferidos para a data e também o que possui o preço mais salgado.

Mas manter a tradição é possível com pescados mais em conta como o atum, a sardinha, a tilápia e a merluza, por exemplo. Além de serem mais baratos, são ricos em vitaminas e ácidos graxos como o ômega 3, 6 e 9, essenciais para a saúde.  Veja as receitas que o Mais Sabor separou.

Clique aqui e se inscreva no nosso canal do Telegram e receba as notícias no seu celular!

A tilápia é um peixe fácil de ser encontrado e que fica muito saboroso com crosta de parmesão

Tilápia Assada com Crosta de Parmesão e Limão

Ingredientes
400 g de filé de tilápia
Azeite de oliva para untar a forma
1 limão
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Folhas de tomilho fresco
1 colher (sopa) de queijo parmesão ralado (50g)
Raspas da casca de 1 limão
Manteiga para pincelar

Modo de preparo
Forre uma assadeira com papel alumínio, unte com um fio de azeite e coloque os filés de tilápia. Pincele-os com a manteiga e coloque o suco do limão sobre os filés. Tempere com sal e pimenta. Polvilhe um pouco de tomilho fresco. Feche o papel alumínio e leve ao forno por aproximadamente 15 minutos. Abra o papel alumínio e polvilhe queijo parmesão ralado e raspas da casca de um limão. Leve ao forno por mais 10 minutos para dourar e gratinar o queijo. Sirva acompanhado de um purê de batata.

Dica A temperatura ideal para assar peixe é entre 180º e 200º. Você pode agregar mais sabor acrescentando uma variedade de ingredientes como: cenoura, alho-poró, cebola, alho e ervas frescas. Basta colocar todos estes ingredientes em forma de cama em refratário e por cima o peixe e terá um sabor espetacular.
Fonte: Dia de Peixe (site)

Saiba tudo sobre o coronavírus, o que ele provoca e como se prevenir

A sardinha agrega sabor e surpreende na tradicional receita de Baião de Dois

Baião de Dois com Sardinha

Ingredientes
½ xícara (chá) de feijão carioca, deixado de molho de véspera
3 xícaras (chá) de água quente
1 xícara (chá) de arroz
1 cebola cortada em gomos
1 tablete de caldo pronto
1 colher (sopa) de salsinha picada
1 lata de sardinha com óleo (125g)
Sal a gosto

Modo de preparo
Numa panela média, junte o feijão e 2 xícaras (chá) de água. Leve ao fogo alto em panela tampada, até ferver. Quando iniciar a fervura, abaixe o fogo, tampe a panela e cozinhe por cerca de 20 minutos ou até o feijão estar cozido “al dente”. Junte o arroz, a cebola e o tablete dissolvido na água fervente restante. Continue o cozimento em panela tampada, até o arroz cozinhar e a água secar. Retire do fogo e acrescente a salsinha e as sardinhas com seu molho. Tempere com sal se necessário. Misture bem. Sirva em seguida.

Dica O preparo da receita pede água suficiente para cozinhar o feijão e em seguida o arroz. O feijão pode pedir um pouco mais de água dependendo do tipo e da “idade”. Você pode substituir a salsinha por coentro fresco picado. A receita rende até quatro porções.
Fonte: Food Magazine

Foto: Divulgação Yoki
O filé de merluza é outro peixe  que permite vários preparos como nesta receita  com grão de bico

Filé de Merluza ao Creme de Grão de Bico

Ingredientes
1 copo e ½ de grão de bico (250g)
1 lata de creme de leite
A mesma medida de leite
Sal e noz-moscada em pó a gosto
1 kg de filé de merluza temperado com sal, pimenta-do-reino preta e limão a gosto
Azeite para fritar
Batata palha extrafina

Modo de preparo
Em uma panela de pressão, coloque o grão de bico e cubra com água. Cozinhe por 40 minutos após início da pressão. Escorra os grãos e transfira para o liquidificador. Acrescente o leite e o creme de leite. Bata até ficar um creme homogêneo. Transfira o creme para uma panela, tempere com noz-moscada e acerte o sal. Leve ao fogo até engrossar. Frite os filés em azeite até ficarem dourados. Em um refratário, espalhe o creme, disponha os filés e salpique com batata palha extrafina.
Fonte: Yoki

Além da Capa, o podcast do LIBERAL

A demanda por informação de fontes confiáveis durante a pandemia do novo coronavírus mostra reflexo nos números de audiência de veículos profissionais, como é o caso do próprio LIBERAL. Além disso, demanda um esforço contínuo de quem atua nesse segmento no poder público, caso do secretário de Comunicação do Estado de São Paulo, Cléber Mata, que reside em Americana. Esse é o tema da edição deste domingo do Além da Capa, o podcast do LIBERAL.

{{1}}

Publicidade