04 de agosto de 2021 Atualizado 11:37

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Fruta

Maçã é ingrediente coringa na cozinha e aliada da saúde

A fruta é a protagonista de receitas famosas e uma ótima opção para exercitar a criatividade culinária na quarentena

Por Valéria Barreira

21 abr 2020 às 09:06 • Última atualização 21 abr 2020 às 09:07

A ordem é: todos que podem, devem ficar em casa. Mas o período de isolamento social pode ser um momento para descobrir novas vertentes pessoais, como o gosto pela culinária.

Nesse momento, é preciso estimular a criatividade gastronômica e pensar em receitas que utilizem poucos ingredientes e que, ao mesmo tempo, sejam deliciosas. Neste cenário surge um ingrediente coringa: a maçã. Como parte de um bom café da manhã, como acompanhamento do almoço e até na sobremesa do jantar, a maçã pode ser utilizada em diversos pratos.

Com a maçã é possível visitar os Estados Unidos e a Europa em apenas uma refeição. O Apfelmus, ou purê de maçã alemão, é um dos pratos mais tradicionais do país. A receita leva apenas maçãs, limão, canela e baunilha e pode acompanhar pratos salgados, como panquecas de batata, e até mesmo o famoso strudel alemão.

Outra opção é a Apple Pie, dos americanos. Tradicional torta de maçã que possui diferentes receitas, pode ser servida com sorvete por cima e ser a sobremesa estrela de um almoço em família.

Saúde

A maçã, além de muito saborosa e versátil na gastronomia, é um alimento rico em nutrientes que contribuem para a saúde – inclusive para fortalecer a imunidade. Uma pesquisa realizada na Universidade Jagiellonian, na Polônia, concluiu que a ingestão diária de pelo menos uma maçã reduz em 35% o risco de câncer no intestino.

O diretor-superintendente da RAR, uma das maiores produtoras e comercializadoras da fruta no Brasil, destaca: “Como diz o provérbio americano: ‘uma maçã por dia mantém os médicos longe’. A fruta contém minerais importantes para o funcionamento do organismo, como o potássio, o cálcio, o magnésio, o fósforo e a quercetina, uma substância que previne o sistema imunológico contra a gripe”.

Foto: Freepik
A compota de maçã é bem simples e pode ser servida pura ou acompanhada por uma bola de sorvete

COMPOTA DE MAÇÃ

Ingredientes
8 maçãs vermelhas e firmes
1 limão espremido
2 xícaras de chá de açúcar
1 xícara de chá de água
4 cravos

Modo de preparo
Descasque as maçãs, corte em fatias grossas. Regue com suco de limão. Adicione a água, o açúcar e os cravos na panela de pressão. Leve ao fogo e deixe levantar fervura. Tampe a panela e cozinhe na pressão por 10 minutos. Abra a tampa e cozinhe por mais 5 minutos, para a calda engrossar. Leve para gelar ou sirva morna com uma bola de sorvete.
Fonte: Rochedo

Publicidade