08 de agosto de 2020 Atualizado 20:21

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Diversão

Leve as crianças para a cozinha nessas férias

Em época de recesso escolar, uma boa dica para ocupar a criançada é fazer receitas simples, nas quais elas podem participar do preparo

Por Danilo Reenlsober

07 jan 2020 às 15:16

As férias escolares já são uma realidade e nesse período do ano nem sempre é fácil manter a mente das crianças ocupadas. Jogar futebol, andar de bicicleta e curtir um filme ou aquele game são atividades que ajudam, mas, muitas vezes, não são suficientes para “acalmar” os pequenos.

Uma boa dica é levá-los para a cozinha e ensinar a preparar pratos fáceis e deliciosos – sempre com supervisão, claro. Por isso, o Mais Sabor preparou algumas receitas gostosas para você passar um tempo divertido e se deliciar ao lado do seu filho, sobrinho, irmãozinho, priminhos…

Foto: Seven Boys_Divulgação
Bolo supreme de laranja com chocolate meio amargo

Bolo supreme de laranja

Ingredientes
1 pacote de mistura para bolo de laranja ou bolo de laranja Seven Boys
3 colheres (sopa) de amido de milho
500ml de leite
3 gemas
50g de manteiga
1 ½ xícara (chá) de açúcar
1 colher (café) de extrato de baunilha
1 xícara (chá) de suco de laranja
½ xícara (chá) de chocolate meio amargo picado
200g de creme de leite
2 laranjas em gomos para decorar

Modo de preparo
Prepare o bolo de laranja de acordo com as instruções da embalagem (você também pode comprar um bolo pronto). Reserve. Em um bowl, misture o amido de milho com leite suficiente para a mistura não empelotar. Adicione as gemas. Leve o restante do leite para ferver com a manteiga e 1 xícara (chá) de açúcar. Assim que ferver, vire aos poucos a mistura do leite sobre as gemas e mexa sem parar. Volte a mistura para a panela e leve ao fogo para engrossar. Com o auxílio de uma espátula de silicone, mexa constantemente. Desligue o fogo e adicione o extrato de baunilha. Deixe o creme esfriar, coberto com um filme plástico para não formar película. Enquanto isso, para a calda de laranja, use uma panela pequena em fogo baixo e adicione meia xícara (chá) de açúcar e o suco de laranja. Deixe ferver por cerca de 2 minutos até o açúcar dissolver por completo. COBERTURA DE CHOCOLATE. Em um bowl médio, derreta o chocolate em potência média, de 30 em 30 segundos no micro-ondas ou em banho-maria. Adicione o creme de leite e misture vigorosamente. Reserve. MONTAGEM. Corte o bolo de laranja em dois, dividindo-o ao meio. Regue as fatias de bolo com a calda de laranja e, com a ajuda de uma manga de confeitar, espalhe o creme já frio por uma das fatias. Posicione a outra fatia logo acima, cubra com a cobertura de chocolate e decore com raspas ou gomos de laranja.
Fonte: Seven Boys

Foto: Daninoce_Divulgação
Sonho de pão de bisnaguinha

Sonho de bisnaguinha

Ingredientes
2 pacotes de bisnaguinha Seven Boys
3 colheres (sopa) de amido de milho
350ml de leite
3 gemas
1 colher (sopa) de manteiga
6 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (café) de essência de baunilha
Açúcar para polvilhar

Modo de preparo
Dissolva o amido de milho em um pouco de leite. Acrescente as gemas, misture bem e reserve. Leve ao fogo o restante do leite com o açúcar e a manteiga. Quando levantar fervura, desligue e acrescente a mistura anterior. Leve a panela novamente ao fogo baixo e mexa até engrossar. Desligue e junte a baunilha. Esfrie o creme na geladeira ou no freezer. Frite as bisnaguinhas uma a uma em óleo não muito quente até que fiquem estufadas. Utilize um garfo para girá-las e dourá-las por completo. Passe as bisnaguinhas no açúcar, corte ao meio e recheie com o creme gelado.
Fonte: Seven Boys

Foto: Tudo Gostoso_Divulgação
Panqueca colorida com corantes alimentícios em gel

Panqueca colorida

Ingredientes
1 1/4 de xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) rasa de fermento em pó
1 colher (sopa) de açúcar
1/2 colher (sobremesa) de sal
1 ovo batido
1 1/4 xícara (chá) de leite
2 colheres (sopa) de óleo
Corantes alimentícios em gel (azul, rosa, amarelo, vermelho e verde)

Modo de preparo
Bata o ovo com leite e óleo. Acrescente a farinha, o açúcar, o fermento e o sal. Divida a massa em 5 potinhos diferentes. Em cada uma delas, adicione o corante até chegar na cor desejada. Quando todos estiverem coloridos, unte a frigideira própria para panquecas com manteiga. Coloque no fogo e adicione uma concha de massa de cada cor por vez. Para servir, monte uma em cima da outra e finalize com mel por cima.
Fonte: Casa & Jardim

Foto: M de Mulher_Divulgação
Torta bauru preparada com banha, presunto, muçarela e tomates

Torta bauru

Ingredientes
500g de farinha de trigo
10g de fermento biológico seco
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de banha
1 xícara (chá) de leite
3 ovos
300g de queijo muçarela
300g de presunto
150g de manteiga sem sal gelada e cortada em cubinhos
5 tomates picados
2 gemas
1 colher (sopa) rasa de sal
Azeite a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Tomilho ou orégano fresco a gosto

Modo de preparo
Em um bowl fundo, misture a farinha, o fermento, açúcar e sal. Adicione a banha e misture com a ponta dos dedos até formar uma farofa fina. Em uma tigela, bata o leite com os ovos e junte aos poucos aos ingredientes secos, até obter uma massa bem macia (dependendo do tamanho dos ovos, não é necessário usar todo o líquido). Sove bem a massa até que ela fique lisa e uniforme. Cubra com um pano de prato limpo e deixe descansar por 30 minutos. Divida-a em três partes iguais, formando bolas, e deixe descansar por mais 30 minutos. Em uma superfície enfarinhada, abra as bolas de massa com um rolo de macarrão. Unte uma forma de 40 cm x 20 cm com manteiga e forre o fundo dela com uma camada de massa. Cubra com metade da muçarela, metade do presunto e metade da manteiga. Tempere o tomate com azeite, sal, pimenta e as folhas de tomilho ou orégano. Adicione metade do tomate à torta. Disponha outra camada de massa por cima e distribua o restante do recheio. Cubra com a última camada de massa, estenda o pano de prato por cima e deixe descansar por mais uma hora. Pincele com as gemas e leve ao forno preaquecido a 180ºC por 25 minutos ou até dourar bem. Sirva ainda quente.
Fonte: Ana Luiza Trajano

Foto: Craftlog
Enroladinho de salsicha

Enroladinho de salsicha

Ingredientes
600g de farinha de trigo
1 ½ xícara (chá) de água morna
½ xícara (chá) de óleo
2 colheres (sopa) açúcar
½ colher (sopa) sal
2 colheres (sopa) de orégano
30g de fermento biológico fresco
25 salsichas cortadas ao meio
1 ovo

Modo de preparo
Preaqueça o forno a 180ºC. Dilua o fermento com o açúcar até formar uma pasta, junte o óleo e o sal e misture bem. Em um recipiente, coloque a farinha e junte a mistura de fermento, óleo e sal, misture um pouco e adicione a água morna aos poucos. Mexa até ficar bem incorporado. Adicione o orégano e utilize as mãos para sovar a massa (até desprender da mão). Faça pequenas bolinhas e disponha na mesa, quando terminar comece a abrir da primeira. Você pode abrir na palma da mão ou com um rolo. Após a massa aberta coloque a salsicha (seca e crua) e feche a massa, se desejar coloque uma gota de catchup. Disponha em uma assadeira untada com manteiga ou óleo, bata ligeiramente o ovo e pincele para deixar sobre os enroladinhos. Leve para o forno a 180 C por 20 minutos.
Fonte: Receitas de Minuto

Foto: Guia da Cozinha_Divulgação
Pizza de frigideira com recheio da preferência do “chef de plantão”

Pizza de frigideira

Ingredientes
2 xícaras (chá) de trigo
½ xícara (chá) de leite
1 ovo
½ colher (sopa) de fermento químico em pó
1 pitada de sal
1 embalagem de massa de tomate
1 tomate cortado em rodelas
Presunto e muçarela a gosto
Uma pitada de orégano

Modo de preparo
Em um recipiente, misture a farinha de trigo, leite, fermento em pó e o ovo, misture com a ajuda de uma colher até ficar uma massa grossa. Assim que ficar difícil misturar com a colher, use as mãos e sove um pouco. Se estiver grudando na mão, adicione farinha aos poucos e continue sovando, o ponto da massa é quando ela não grudar mais nas mãos. Divida a massa em 4 partes e faça bolinhas. Em uma superfície lisa e limpa polvilhe farinha de trigo e com a ajuda de um rolo de macarrão ou garrafa abra os discos do tamanho da sua frigideira. Aqueça a frigideira e acrescente 1 fio de azeite, abaixe o fogo e coloque a massa para fritar, quando começar a dourar é hora de virar e desligar o fogo. Com o fogo desligado faça a montagem com massa de tomate, presunto, queijo, orégano e o tomate, ligue o fogo novamente na chama baixa e tampe a frigideira para abafar e derreter o queijo.
Fonte: Receitas de Minuto