21 de setembro de 2020 Atualizado 10:05

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Ideias

Coração de frango é iguaria que vai além do churrasco

Rico em nutrientes e sabor, o coraçãozinho pode ser apreciado em receitas diferentes e criativas

Por Débora de Souza

20 jan 2020 às 11:02

O coraçãozinho de frango é uma iguaria apreciada por muitos, especialmente nos churrascos. Embora saboroso, seu uso na culinária não se limita à grelha. Estrogonofe, sopa e pizza são algumas das opções.
O coração de frango ainda esbanja nutrientes: é fonte de proteínas, zinco, vitaminas A, B e ferro. Mas isso não lhe dá carta branca para abusar. Essa delícia é também rica em gordura.

O coração faz parte do grupo conhecido como miúdos de frango. Devido ao alto valor nutricional (e também gorduras), a nutricionista Lara Natacci sugere colocar os miúdos no prato uma vez por semana. Tão importante quanto o consumo é o preparo dessa carne. O ideal é assar ou grelhar.

Foto: Divulgação
Tradicionais coraçõezinhos são uma opção apreciada nos churrascos

Cuidado para não o deixar muito no fogo, pois pode deixá-lo com textura borrachuda ou dura. A crosta escura sobre a carne também é sinal de alerta para a formação de substâncias perigosas à saúde.
Confira algumas dicas e receitas preparadas com coraçõezinhos de frango.

Consultoria: DietNet e Tudo Gostoso

Dicas básicas de preparo

Escolha e limpeza
Na hora da compra, observe a coloração da carne que deve ser vermelho e branco ou levemente amarelado na gordura. Tons escuros podem indicar que a iguaria não está fresca ou em boas condições para consumo. Use uma faca para cortar o anel de gordura e retirar as artérias.

Gostinho a mais
Na hora de temperar, solte a criatividade: sal, alho, cheiro-verde, molho shoyu, mostarda e cerveja são alguns dos ingredientes usados para dar um sabor a mais ao prato. E quanto mais tempo o coração ficar marinando dentro do tempero, melhor. O ideal seria deixar oito horas marinando, na geladeira. Porém, é possível dar aquele gostinho a mais com, no mínimo, 30 minutos de molho.
Organize seu tempo na cozinha para que o prazo seja cumprido.

Foto: Divulgação
Corações de frango na panela de pressão

Corações de frango na panela de pressão

Ingredientes
500g de coração de frango azeite
1/2 limão
1 dente de alho
1 colher (chá) de orégano
1/2 colher (sopa) de mostarda
1 colher (sopa) de molho de soja
2 colheres (sopa) de vinagre
3 colheres (sopa) de azeite
Pimenta calabresa a gosto
1 1/2 cebola cortada em fatias
Sal a gosto

Modo de preparo
Lave os corações de frango tirando o excesso de gordura e as pequenas artérias (se tiver). Coloque os corações em uma tigela com água e o limão espremido. Deixe descasar por 30 minutos. Enxague em água corrente. Em uma panela, coloque o alho, o orégano, a pimenta calabresa, sal, mostarda, o molho de soja, uma colher de vinagre e uma colher de azeite. Misture bem e cubra com papel-filme. Deixe descansar por uma hora na geladeira. Em uma panela de pressão, adicione 2 colheres de sopa de azeite e aqueça em fogo médio. Coloque 1/2 cebola para dourar. Em seguida, adicione os corações. Refogue até perder um pouco da cor e tampe a panela. Quando pegar pressão, baixe o fogo e deixe cozinhando por 10 minutos na pressão. Desligue o fogo e deixe a pressão sair naturalmente. Retire a tampa e reacenda o fogo para fritar os corações na própria gordura. Frite-os até que obtenham uma coloração dourada. Cuidado para não fritar demais, pois a carne pode ficar dura ou borrachuda. Com uma escumadeira, retire os corações da panela. Reserve. Tire um pouco do óleo que se formou na panela e coloque o restante das fatias da cebola para dourar na gordura, com uma colher de vinagre. Baixe o fogo e volte os corações para a panela com a cebola. Misture bem até aquecer os corações e sirva.
Fonte: Cozinhando com Sussa Rodrigues

Foto: Divulgação
Estrogonofe de coração de frango

Estrogonofe de coração de frango

Ingredientes
1 kg de coração de frango
1 xícara (chá) de vinho tinto
1 lata de creme de leite
1 colher (sopa) de mostarda
1 cebola média picada
5 dentes de alho picadinhos
3 xícaras (chá) de água
Sal, tomilho e cheiro-verde a gosto

Modo de preparo
Coloque os corações numa tigela e tempere com a cebola, o alho, o tomilho, o cheiro-verde, o sal e o vinho. Deixe descansar por uma hora. Então, despeje os corações numa panela média, adicione a água e deixe cozinhar até que toda a água evapore e os corações comecem a fritar na própria gordura. Acrescente o creme de leite, misturando bem, e em seguida a mostarda. Prove, regule o sal e pronto. Sirva com arroz branco.
Fonte: CyberCook e Friato

Foto: Divulgação
Pizza de coraçãozinho

Pizza de coraçãozinho

Ingredientes
Massa
1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento biológico seco (para pão)
1/2 xícara (chá) de água morna
1 pitada de açúcar
1 pitada de sal
Azeite de oliva extra virgem

Cobertura
350g de coração de galinha
Sal, pimenta e cominho em pó
3 tomates sem pele e sem semente, cortados em cubos
Azeite de oliva
100g de queijo muçarela ralado
200g de queijo muçarela de búfala (ou 20 unidades da mini)
Salsa e cebolinha picadas para finalizar

Modo de preparo
MASSA. Misture meia xícara de farinha com o fermento e uma pitadinha de açúcar em um bowl. Coloque a água morna e misture bem. Aguarde crescer por cerca de 20 minutos ou até que esteja formando bolhas. Adicione o restante da farinha, o sal e um fio generoso de azeite de oliva. Misture bem e amasse até que esteja bem uniforme. Fica uma massa um tanto molenga, mas não tem problema. Coloque novamente no mesmo bowl onde estava anteriormente e deixe crescer por cerca de 40 minutos. Para agir mais rápido, vale colocar uma tigela com água quente na parte de baixo do bowl. Enquanto a massa cresce, deve estar coberta por um pano limpo e um plástico, isso evita que a mesma fique ressecada. COBERTURA. Refogue os tomates com um fio de azeite de oliva, sal e pimenta. Cozinhe até que os mesmos tenham formado um molho gostoso. Reserve. Corte os corações de galinha em três ou quatro partes. Tempere com sal e cominho. Refogue levemente (por 4 minutos, no máximo) e reserve. MONTAGEM. Unte a forma de pizza com azeite de oliva. Remova a massa do bowl e coloque na forma até preenche-la totalmente. Coloque a cobertura na seguinte ordem: molho de tomate, queijo ralado, coração de galinha e muçarela de búfala. Leve ao forno preaquecido a 200°C. Diminua para 180°C após 5 minutos assando. Deixe assar por mais 20 minutos ou até que a massa esteja levemente dourada e o queijo derretido.

Dica. Atente para que eles não cozinhem demais, pois do contrário, no forno eles podem ficar borrachudos.
Fonte: Receitas de Viagem (blog)

Foto: Divulgação
Arroz de coração de galinha

Arroz de coração de galinha

Ingredientes
250g de coração de galinha
1/2 cebola
1/2 xícara (chá) de milho-verde em conserva escorrido
Salsa ou coentro a gosto
3 xícaras (chá) de arroz pronto
Sal a gosto
Pimenta a gosto
Azeite a gosto

Modo de preparo
Em uma assadeira, disponha os corações e a cebola cortada em pedaços grande, tempere com sal e pimenta-do-reino, regue com um fio de azeite e cubra com papel alumínio. Leve ao forno preaquecido a 180°C por 20 minutos. Retire o papel alumínio e aumente a temperatura para 220°C até que os corações dourem. Retire do forno e misture o arroz, o milho e a salsinha picada. Se necessário, acerte o sal.

Dica. Durante o cozimento, forma-se um caldinho na assadeira que vai regar todo o arroz. Para ficar especial, sirva junto com uma farofinha.
Fonte: Pitadinha (site)

Foto: Divulgação
Sopa de cevada e coração

Sopa de cevada e coração

Ingredientes
1kg de coração de frango sem gordura
1 colher (sopa) óleo vegetal
2 tomates sem sementes picados
1 cebola fatiada
2 colheres (sopa) de salsa fresca picada
1 colher (sopa) de endro fresco picado (erva aromática)
½ xícara (chá) de cevada pérola
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
1 litro de água fervente
2 cenouras picadas
4 batatas cortadas em cubos

Modo de preparo
Frite, numa panela grossa, o coração, no óleo, até dourar. Junte, na mesma panela, os tomates, a cebola, a salsa, o endro, a cevada, o sal e a pimenta. Deixe ferver 3 minutos mexendo levemente. Acrescente a água fervente e tampe a panela. Deixe cozinhar em fogo baixo até o coração amaciar entre 30 e 40 minutos. Junte a cenoura e a batata e deixe cozinhar até que a cenoura esteja macia. Sirva quente.
Fonte: Receitinhas (site)

Foto: Divulgação
Coração assado com molho inglês

Coração assado com molho inglês

Ingredientes
1 colher (sopa) de manteiga
1kg de coração de frango sem gordura
2 cebolas fatiadas
4 dentes de alho picados
4 colheres (sopa) de molho inglês
Pimenta-do-reino a gosto
50g de bacon picado

Modo de preparo
Em uma assadeira untada com manteiga, distribua o coração, a cebola, o alho, o molho inglês, a pimenta e a manteiga. Salpique o bacon na assadeira. Leve o coração ao forno a 200ºC até dourar. Se necessário, salpique água na assadeira com o coração, para não queimar o molho. Sirva quente.
Fonte: Receitinhas

Publicidade