29 de março de 2024 Atualizado 09:31

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Dia Mundial do Macarrão

Mitos e verdades sobre o macarrão

ABIMAPI desvenda as curiosidades sobre um dos produtos mais tradicionais consumidos no mundo

Por Redação

25 de outubro de 2020, às 08h07 • Última atualização em 25 de outubro de 2020, às 08h16

O Dia Mundial do Macarrão – 25 de outubro – chegou e nada melhor do que um bom prato de macarrão para celebrar a data. Pode ser espaguete, penne, fusilli, talharim, conchiglione, farfalle, entre tantos outros formatos.

Não importa qual o tipo ou a combinação do molho, uma coisa é certa: a famosa macarronada é um dos pratos mais tradicionais na mesa das famílias.

25 de outubro é o Dia Mundial do Macarrão – Foto: Divulgação

Vale ressaltar que, por ser um alimento universal, o macarrão agrada desde as crianças até pessoas mais velhas. Basta adaptar o tipo de massa, o formato e o molho aos diversos públicos que a receita certamente vai agradar.

Além das formas em si – cerca de 600 formatos diferentes – as massas também se diferenciam pelos tipos e ingredientes: secas, de grano duro, à base de ovos ou não, integrais, coloridas com adição de vegetais, frescas e instantâneas. Com tantas opções é impossível cair na monotonia alimentar.

Para você se entregar sem culpa às delícias de uma boa massa, Maria Julia Coto, consultora em nutrição da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI desvenda alguns mitos e mostra diversas curiosidades sobre o alimento.

• Macarrão engorda
MITO – Um dos maiores enganos sobre o alimento é que ele engorda por ser rico em carboidrato. Considerando que a alimentação diária é dividida em cinco refeições – café da manhã, lanche, almoço, lanche da tarde e jantar – uma porção de macarrão, equivalente a quatro colheres de sopa (105g), pode estar presente no almoço ou no jantar e fornece aproximadamente 180kcal.

Os acompanhamentos consumidos com a massa é que podem acrescentar muitas calorias, portanto, é importante ficar atento ao tipo de molho utilizado. Evite os que são à base de queijo e creme de leite, prefira os molhos de tomate.

• Sinônimo de saúde
VERDADE
– O macarrão é fonte de carboidratos e deve fazer parte de uma dieta equilibrada. Segundo a recomendação do Guia Alimentar para População Brasileira, do Ministério da Saúde, de 55% a 75% do total de calorias ingeridas diariamente devem ser provenientes do carboidrato, ou seja, de cinco a seis porções diárias.

• Faz parte da dieta equilibrada
VERDADE
– O macarrão é o perfeito aliado de alimentos fundamentais para uma dieta equilibrada, como legumes e verduras. Esfriou o tempo? Coloque o macarrão na sopa de legumes junto com uma proteína magra e aproveite a refeição. Esquentou e não quer comida quente? Uma salada de macarrão com frango desfiado também é muito saborosa. Seja o chef, use a criatividade e crie sua própria receita.

• É fonte de energia
VERDADE
– O carboidrato é a principal fonte de energia para o organismo humano em todas as fases da vida. Para quem pratica atividades físicas, recomenda-se o consumo de macarrão antes e após os treinos para dar força ou repor o gasto calórico.

• Massa integral engorda menos que a tradicional
MITO.
O macarrão integral tem as mesmas calorias que o tradicional. O lado bom é que, pelo fato de possuir fibras, contribui para a saciedade. Além disso, a ingestão diária de fibras ajuda a reduzir os riscos de câncer de mama e de próstata, diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares.

Conheça o tipo de cada massa – Foto: Jeffreyw_Creative Commons

Conheça cada qualidade:

Cada tipo de massa tem seus ingredientes específicos na composição, ainda que seja basicamente água e farinha de trigo. Os benefícios do alimento original (à base de trigo) são preservados e não há adição de açucares e gorduras. Conheça cada variedade:

Macarrão de Sêmola
Elaborado com farinha de trigo especial, denominada tipo 1, de cor mais clara que o comum.

Macarrão com Ovos
Além de farinha e água, são adicionados ovos à massa.

Massas secas
Produzidas com farinha de trigo e água, passam por um processo de secagem que permite um longo período de estocagem antes do consumo.

Massas instantâneas
Pré-cozidas durante o processo de fabricação, podem ser preparadas em poucos minutos.

Massas frescas
Feitas com farinha de trigo, passam por um processo parcial de secagem. São comercializadas sob refrigeração.

Macarrão grano duro
É feito com um trigo especial denominado trigo durum. Após o cozimento, resulta em uma massa mais solta e al dente.

Macarrão integral
Elaborado com farinha de trigo integral, contém mais fibras em sua composição.

Publicidade