20 de abril de 2024 Atualizado 11:07

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Gastronomia

Comer sem peso na consciência

No Dia do Nutricionista, comemorado em 31 de agosto, Liv Up dá dicas de como incluir doces em uma alimentação balanceada

Por Loures Consultoria

31 de agosto de 2021, às 08h11

É muito comum sentir vontade de comer algum doce em certos momentos do dia: depois do almoço, no meio de uma tarde, ou até mesmo ao chegar em casa. E não há nada errado nisso. O problema é que existe um mito de que o doce representa um deslize na alimentação, tido como vilão e opção não saudável. Mas a verdade é outra.

Se consumido de forma correta e sem exageros, e se conhecida a procedência dos ingredientes com a garantia de que são de qualidade, os doces podem sim fazer parte da rotina alimentar. Por isso, para mostrar que é possível incluí-los no dia a dia, a nutricionista do time de Pesquisa e Desenvolvimento da Liv Up, Bruna Quaglio, aproveitou a data para reunir algumas dicas de como consumi-los de forma equilibrada e mais saudável, sem deixar o sabor de lado.

Se consumido de forma correta e sem exageros, os doces podem sim fazer parte da rotina alimentar – Foto: Free-Photos / Pixabay 

Segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira, a alimentação, além de fornecer nutrientes necessários para o corpo se desenvolver de forma saudável, também se trata da combinação dos alimentos entre si, da procedência, de características dos modos de comer e das dimensões emocionais, culturais e sociais das práticas alimentares. Todos esses aspectos influenciam a saúde do organismo e o bem-estar, afinal, comer de forma saudável está para além de vilanizar ou glorificar determinados alimentos isolados ou grupos alimentares. É sobre o equilíbrio e diversidade do que se coloca no prato para garantir refeições balanceadas ao longo do dia.

Confira algumas dicas da Liv Up que vão ajudar a desmistificar a imagem do doce como indulgência, e incluí-los no dia a dia sem deixar peso na consciência:

Mantenha um padrão alimentar saudável

A qualidade da alimentação depende de um conjunto de escolhas alimentares feitas ao longo do dia, que recebe o nome de “padrão alimentar”. Nesse sentido, um padrão alimentar considerado saudável deve ser baseado no consumo de alimentos in natura ou minimamente processados – como grãos, raízes e tubérculos, farinhas integrais, legumes, verduras, frutas, castanhas, leite, ovos e carnes; em limitar o consumo de alimentos processados, como conservas de legumes, compota de frutas, pães e queijos e evitar os ultra processados como biscoitos recheados, salgadinhos de pacote, refrigerantes e macarrão instantâneo. Dessa forma, ao entender e praticar um padrão alimentar saudável, é possível inserir porções equilibradas de doces em sua alimentação.

Conheça a procedência dos ingredientes

Avaliar a qualidade dos ingredientes que compõem os doces é importante, assim como de qualquer outra refeição do dia. Por isso, uma boa opção pode ser fazer um doce caseiro em que é possível utilizar ingredientes mais “naturais” como frutas, farinhas integrais, aveia, castanhas, cacau e mel, por exemplo. Além disso, é importante evitar doces que contenham gordura hidrogenada, xarope de milho e diversos aditivos alimentares, como aromatizantes, corantes e conservantes artificiais.

Evite exageros

Não existe uma quantidade exata definida ou recomendada, mas é importante aproveitar os doces com moderação, assim como qualquer outro alimento que seja consumido. Para isso, é cada vez mais importante compreender o momento em que o corpo dá sinais de que está saciado para que seja possível controlar as porções de doces consumidas.

Publicidade