09 de julho de 2020 Atualizado 22:36

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Gourmet

Churro artesanal para fazer em casa

A tendência da gourmetização alcançou também os churros, que agora aparecem em novas versões e diversos tipos de recheios e coberturas

Por Danilo Reenlsober

29 jul 2019 às 07:43

Massa fresquinha e crocante, recheada tradicionalmente com doce de leite e salpicada com açúcar e canela… Um dos doces mais queridos e adorados pelos brasileiros, o churro é uma receita tradicional da região ibérica, onde se localiza países como Espanha e Portugal. Por lá, no entanto, não possui recheio, uma adição (para lá de bem-vinda) do povo latino-americano. Independentemente da versão, o fato é que o doce, de receita simples e fácil, é garantia de sucesso sempre.

Com a onda da “gourmetização” que tem atingido vários pratos, não demorou para que o churro também sofresse uma metamorfose. Os churros artesanais são tendência e além do tradicional recheio, podem receber coberturas de vários tipos. “O pessoal curte muito essa ideia, é algo bem diferenciado e com um sabor único”, aponta Guilherme Pascon, do Pasconitta Churros, food truck especializado em churros gourmets.

Foto: Reprodução Instagram
Chocolate é ingrediente para recheio e cobertura

Guilherme sempre teve uma boa relação com a gastronomia, mas viu nos churros uma chance de empreender diante de uma “necessidade” pessoal. “Eu e minha ex-esposa íamos no Walmart comer churros. Quando o local pegou fogo, a gente não achava mais onde comer churros na cidade”, lembrou. “Além disso, a minha ex-mulher estava desempregada, e a gente com uma filha pequena, ela dizia que queria fazer alguma coisa para ajudar em casa”.

Foi então que surgiu a ideia de vender o doce. “Começamos a fazer em casa mesmo, testando várias receitas. Compramos um carrinho pequeno e iniciamos a produção de churros para eventos, principalmente aniversários, para tirar um extra”, diz ele. Deu certo. Em pouco tempo, os churros já rendiam um retorno maior do que o salário de Guilherme. “Saí da empresa onde eu trabalhava, peguei o FGTS e investi na empresa, comprando o trailer”, comentou.

Foto: Reprodução Instagram
O churro de Óreo é dos campeões de preferência na Pasconitta

Atualmente, os churros de Guilherme são para lá de diferenciados – um dos campeões de preferência é o churro com massa de biscoito Óreo. “Embora eu goste de gastronomia, nunca imaginei ganhar dinheiro com churros”, apontou o proprietário da Pasconitta, provando que trabalho duro, criatividade e uma receita de churros bem preparada não fazem mal para ninguém.
Na edição de hoje, Guilherme ensina a fazer o tradicional churro espanhol.

Foto: Azael Bild Ophicina de Photos
Tradicional receita de churro espanhol

Churro espanhol

Ingredientes
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de água
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de manteiga sem sal
Óleo para fritar

Modo de preparo
Em uma panela, ferva a água com o sal e a manteiga. Quando a água estiver fervendo, acrescente a farinha de trigo e mexa bem. Quando estiver bem misturado, retire da panela e continue sovando com as mãos – como estará quente, a dica é usar uma luva térmica. É importante sovar bem a massa para que os ingredientes fiquem bem misturados. Em seguida, faça palitinhos com a massa com a grossura de um dedo – para que a massa não fique crua na hora de fritar. Coloque o óleo a 180ºC e frite por cerca de 3 minutos. Você pode polvilhar açúcar e canela depois de frito. Para acompanhar, você pode usar doce de leite ou um brigadeiro de colher.

Dica: “A massa do churros é pré-cozida, então, a água tem que ferver bem. É preciso sovar bem a massa e o óleo tem que estar na temperatura certa na hora da fritura – 180ºC, por cerca de 3 a 4 minutos, para que a massa fique sequinha, sem que fique cru no meio”, ensina Guilherme Pascon.

Fonte: Pasconitta

Serviço:
Instagram: @pasconittachurros
Whatsapp: (19) 99662-3381