13 de agosto de 2022 Atualizado 22:03

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Gastronomia

Receitas para se aquecer neste inverno

As temperaturas já começaram a cair, pensando nisso; confira uma seleção de receitas salgadas e doces

Por Giovanna Fernandes Saba - NR7

15 de julho de 2022, às 09h01 • Última atualização em 30 de julho de 2022, às 09h47

Com as temperaturas em queda, a Tastemade, canal digital, fez uma seleção de receitas deliciosas e quentinhas para preparar em casa em qualquer hora do dia, passando longe do frio. Como prato salgado, uma deliciosa lasanha de queijo com cebola caramelizada que, como é cozida no forno, deixa a casa bem quentinha. Outra opção de almoço é o risoto à carbonara, preparado com queijo e vinho branco seco. Já o café da tarde pede um tradicional chocolate quente com marshmallow.

Lasanha de queijos com cebola caramelada

Ingredientes

1 colher de sopa de manteiga + 2 colheres de sopa de manteiga
Azeite
10 cebolas pequenas fatiadas
3 colheres de sopa de mel
2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
1 ramo de tomilho
2 colheres de sopa de farinha de trigo
800ml de leite quente
1 xícara de queijo gorgonzola desmanchado
Sal
Pimenta-do-reino
Noz moscada
3 xícaras de molho de tomate
200g de massa de lasanha
2 xícaras de muçarela ralada

Modo de preparo

Em uma frigideira, derreter uma colher de sopa de manteiga com um fio de azeite. Dispor as cebolas e fritá-las em fogo baixo, mexendo às vezes, até que reduzam pela metade. Temperar com sal, adicionar o mel, o vinagre balsâmico e o tomilho, e misturar delicadamente até caramelizar. Reservar. Em uma panela, derreter o restante da manteiga, acrescentar a farinha e misturar rapidamente. Quando começar a borbulhar, acrescentar o leite quente, mexendo sempre. Quando começar a engrossar, adicionar o queijo gorgonzola e temperar com sal, pimenta do reino e noz moscada. Misturar até que o queijo derreta. Reservar. Em um refratário, dispor uma fina camada de molho de tomate, em seguida a massa de lasanha, mais uma fina camada de molho de tomate, as cebolas carameladas, o creme de gorgonzola e a muçarela ralada. Seguir esta ordem até completar o refratário. finalizando com o creme de gorgonzola, a muçarela, a cebola caramelada e o parmesão ralado. Levar ao forno pré aquecido a 200˚ por, aproximadamente, 15 minutos ou até que esteja gratinado.

Spaguetti a Carbonara

Ingredientes

200g de espaguete
2 ovos
1 gema
½ xícara de queijo parmesão ralado na hora
50g de bacon
Sal
Pimenta preta
Salsinha

Modo de preparo

Levar o espaguete a uma panela com bastante água fervente e salgada. Enquanto isso bater os ovos e a gema com o queijo parmesão. Reservar. Em uma frigideira, dourar o bacon cortado em cubos em um fio de azeite de oliva. Desligar o fogo e adicionar na mesma frigideira a massa já cozida e ainda quente. Adicionar a mistura de ovos e queijo, e misturar bem. Finalizar com sal, pimenta preta e salsinha picada.

Chocolate quente com marshmallow

Ingredientes

2 xícaras de açúcar cristal
¾ de xícara de água
3 colheres de sopa de glucose de milho
3 claras

Modo de preparo

Fazer uma calda rala com o açúcar, a água e a glucose. Reservar Bater as claras na batedeira. Quando as claras estiverem em neve adicionar a calda de açúcar e bater até firmar.

Publicidade