18 de abril de 2024 Atualizado 22:58

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Decoração e Arquitetura

Cozinha retrô: como apostar nesse estilo de decoração

Camesa indica como apostar em elementos decorativos clássicos, pode dar um up no ambiente

Por

16 de setembro de 2021, às 10h50 • Última atualização em 16 de setembro de 2021, às 10h51

A cozinha é um dos cômodos mais especiais da casa. Nela é possível ter momentos memoráveis, seja preparando um prato saboroso ou até mesmo tomando um café da manhã ou da tarde em família. E quem diria que nos dias de hoje, onde a procura por inserir dispositivos tecnológicos em todos os espaços da residência está cada vez mais em alta, a decoração retrô voltaria à tona, como um dos principais estilos de decoração – em especial nesse ambiente.

Cozinha retrô: como apostar nesse estilo de decoração – Foto: Camesa

“Essa decoração é inspirada nas épocas clássicas dos anos 20 aos anos 70. Ela é charmosa, nostálgica, e capaz de resgatar as principais tendências de design. Traz o velho de volta, com formas diferentes e cores vivas”, comenta Camila Shammah, gerente de produto da Camesa, marca especializada em produzir artigos voltados para o lar. Abaixo, a especialista traz dicas para quem busca trazer um toque retrô à cozinha e ainda não sabe por onde começar. Confira:

Cores

“Com toda a certeza um dos pontos principais desse estilo de décor é apostar nas cores”, afirma. A especialista informa que as cores fortes e alegres, em especial o azul, preto, vermelho e amarelo, marcam presença tanto na parte estrutural, como paredes e pisos, mas também nos utensílios, como panos de copa, jogos americanos, panelas, copos e talheres. “Também há composições mais delicadas, em que já se investe em tons suaves de azul ou rosa. O que importa é deixar a criatividade fluir”, diz.

Quadros

Esse item dá um charme maior a qualquer cômodo de uma residência. E se tratando de uma cozinha retrô não é diferente. Para o ambiente, Camila sugere as opções que remetam a conceitos do passado, como placas de carro, louças, bordados e flores. “Antigamente, as pessoas costumavam decorar as paredes desse cômodo com itens que imprimissem a sua própria personalidade, como quadrinhos, utensílios bonitos e plantas. Portanto, esse é outro ponto que deve ser considerado no momento da decoração”, contextualiza.

Estampas

Além de artigos coloridos, os estampados também são uma ótima pedida quando se fala em retrô. Diversos padrões combinam com esse estilo, dentre eles o xadrez, listrado, poá, floral e psicodélico. “Elas podem estar presentes tanto em papéis de parede e móveis, quanto nos próprios elementos decorativos, como cortinas, tapetes, quadros e vasos, por exemplo”, indica.

Moderno X retrô

Para aqueles que querem apostar de uma forma mais sutil nessa decoração, uma opção é combinar o moderno com o mais clássico. A gerente de produtos comenta que é possível trazer referências do estilo mais antigo com a funcionalidade do moderno. “Unindo as melhores características da decoração antiga e agregando à praticidade do moderno se obtém um cômodo totalmente personalizado e autêntico”, afirma. Uma dica da especialista é apostar em móveis e objetos decorativos mais antigos e soma-los a eletrodomésticos mais modernos de inox.

Publicidade