18 de abril de 2024 Atualizado 18:16

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

TENDÊNCIA

Azulejos portugueses na decoração

Conheça mais sobre as peças e como incluí-las nos ambientes, dando um destaque colonial ao local

Por Ana Claudia Dantas_ Komunik

08 de maio de 2022, às 10h39 • Última atualização em 08 de maio de 2022, às 10h40

Os azulejos portugueses chegaram ao Brasil no período de colonização lusitana e com seus desenhos e brilho, conquistaram as fachadas e os interiores das construções, iniciando, dessa maneira, a sua popularização no País. Quadrados e geralmente fabricados nas medidas 15x15cm, as peças são impermeáveis, e uma ótima opção para quem quer dar destaque colonial ou provençal a um ambiente ou mesmo um móvel.

A designer de interiores Fernanda Olinto explica que o azulejo português tradicional é um clássico da decoração e acredita que nunca sairá de moda. “Atualmente, a versão repaginada mais moderna e geométrica está mais em alta”, revela a profissional, que possui especialização em Neurociência e Psicologia aplicada.

Para quem gosta dos desenhos característicos dos azulejos portugueses, Fernanda diz que é possível abusar da criatividade e aplicar as peças em diferentes ambientes e até mesmo mesclar os desenhos, “mas isso vai depender do intuito final do projeto”, adverte. Para evitar que o local fique sobrecarregado, a designer de interiores recomenda montar uma paginação prévia para observar as escolhas feitas. “É importante também lembrar sempre de harmonizar as cores entre si”, lembra.

E engana-se que os azulejos portugueses fazem parte apenas de decorações mais clássicas. Com as releituras existentes no mercado é possível criar destaque com as peças em ambientes mais modernos. “Basta apenas se atentar a padronagem escolhida”, ressalta Fernanda.

Durabilidade e limpeza

Assim como os azulejos tradicionais, os com estilo português são muito fáceis de limpar, já que recebem uma camada de esmalte que protege a peça e a deixa brilhante. Thiago Veigas, diretor da Vila Sintra Azulejos Decorados, que possui uma linha dedicada a esse estilo, explica que, para a limpeza, basta apenas um pano úmido com detergente. “Não são recomendados produtos abrasivos que podem comprometer a qualidade das peças”, recomenda o profissional.

Quanto à durabilidade, Thiago afirma que elas são muito resistentes, inclusive à água e ao sol, e podem ser utilizadas em todos os tipos de ambientes, como piscinas, saunas, churrasqueiras, banheiros, cozinhas e até mesmo em móveis de marcenaria. “A única ressalva é para o chão, já que não possuem resistência PEI”, finaliza.

Publicidade