28 de março de 2024 Atualizado 20:58

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Bem-Estar

Veja como se planejar para envelhecer com qualidade

Por Agência Estado

20 de maio de 2020, às 09h17 • Última atualização em 21 de maio de 2020, às 08h55

Em um dia estamos comemorando os 15 anos. Em um piscar de olhos, chegam os 30, os 40 e por aí vai. Em conversas informais com amigos e familiares é comum escutar a famosa frase: como o tempo passa rápido. Mas você realmente já parou para pensar e, principalmente, planejar como deseja envelhecer?

Com a pandemia do coronavírus, muitos estão em casa aguardando a mudança do cenário. Alimentação saudável e atividade física regular mesmo em espaços restritos são alguns conselhos recomendados para aumentar a resistência do sistema imunológico. Mas quantas pessoas realmente mudaram os hábitos?

A verdade é que a conquista da qualidade de vida tem grande relação com uma rotina saudável. Envelhecer é um processo natural, biológico. Mesmo assim, é possível ajudar o corpo a se manter jovial por muito mais tempo. Para isso, bastar começar agora, sem desculpas.

Plano e ação

A longevidade pode ser conquistada independentemente da idade. O primeiro passo é fazer um planejamento. Com papel e caneta na mão, anote determinados hábitos prejudiciais que precisam ser eliminados. Por exemplo: fumar, consumir bebida alcoólica em excesso, comer muita gordura.

Na sequência, anote algumas ações que você pode fazer para mudar, estabelecendo metas. Não esqueça de incluir na sua rotina a prática regular de atividade física. Além disso, comece a mudar o cardápio, incluindo alimentos saudável em refeições equilibradas. Não se esqueça, é importante comer salada.

O estresse também contribui muito para o envelhecimento precoce. Portanto, reserve no seu dia a dia momentos para o relaxamento. Pode ser a leitura de um bom livro, meditação, assistir à série favorita. Contar com uma ajuda sempre faz a diferença. Por isso, consultar um médico regularmente para um check-up precisa fazer parte dessa nova rotina.

Publicidade