28 de março de 2024 Atualizado 20:58

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Dicas

Unhas fortes e com brilho durante a quarentena

Se não dá para ir ao salão neste período, dá para ter alguns cuidados em casa para manter a saúde das unhas

Por Da Redação

30 de abril de 2020, às 15h31

Segundo Daniele Carlim, instrutora do curso de manicure do Instituto Embelleze, hidratar bem a cutícula, deixar as “unhas respirarem” e fazer uso de fortalecedores são atitudes que irão garantir unhas perfeitas e saudáveis depois que a quarentena passar.

Ficar em casa não significa deixar de lado alguns cuidados de beleza, como por exemplo manter as unhas bonitas e saudáveis. “Não é só uma questão de estética. São cuidados para não deixar as unhas enfraquecidas e sem brilho”, comenta Daniele. De acordo com a profissional, cuidados simples, como lixá-las da maneira correta e saber tirar a cutícula com cautela, irão garantir que as unhas cheguem ao final da quarentena fortalecidas.

Alguns cuidados podem ajudar a ter unhas saudáveis mesmo durante o período de quarentena – Foto: Adobe Stock

ANOTE AÍ: Confira 5 hábitos simples, que podem ser feitos dentro de casa, que irão ajudar a manter as unhas saudáveis

USE O ALICATE COM RESPONSABILIDADE!

Segundo a instrutora, é preciso que o alicate seja de qualidade e esteja sempre bem amolado. “Um alicate em boas condições permite a retirada da cutícula de forma mais rápida e segura”, comenta. A profissional complementa que um alicate “cego” não vai cortar a cutícula tão bem, fazendo com que a ferramenta seja forçada na pele, o que pode ocasionar cortes. Outro cuidado necessário é atentar-se para não retirar a cutícula por completo.

“Quando se tira 100% da cutícula, a pele em volta da unha pode inflamar. O recomendado é retirar apenas o necessário, pois a cutícula é extremamente importante para deixar a unha mais forte e com um bom crescimento”, explica a especialista.

CUTÍCULAS HIDRATADAS, SEMPRE!

A instrutora do Instituto Embelleze comenta que para manter as unhas com o aspecto saudável, o ideal é realizar um polimento, na superfície das unhas para remover o excesso de pele morta. “Essa técnica deve ser realizada uma vez por mês, para não afinar demais as unhas e deixá-las fracas”, explica.

Após o polimento o ideal é utilizar uma base fortificante e realizar uma boa hidratação nas cutículas. “A hidratação pode ser feita diariamente. Em poucos dias é possível perceber o resultado, a cutícula ficará quase imperceptível”, afirma. Para hidratar unhas e cutículas, produtos como óleos, cremes e ceras são os mais indicados. “Eles têm o poder de fortalecer as unhas através dos seus componentes ricos em vitaminas”, recomenda Daniele.

MUITA CAUTELA COM A LIXA

Lixar as unhas é necessário! A tarefa ajuda a definir seu formato, remove impurezas e corrige possíveis falhas de crescimento. Mas tudo que é em excesso, faz mal. “Para evitar que as unhas fiquem fracas, finas e quebradiças, é recomendado lixar pouco, apenas o necessário para arrumar o seu formato”, conta Daniele.

Outro detalhe importante é no movimento da lixa. “Aquele famoso vai e vem pode descamar e rachar as unhas, ocasionando o quebramento. O ideal é usar a lixa em um único sentido, começando pelo canto e indo em direção ao centro”, explica.

FORTALEÇA AS UNHAS

Daniele conta que hoje existem muitos produtos no mercado com o intuito de fortalecer as unhas e que utilizá-los periodicamente é ideal para quem deseja ter unhas fortes e brilhosas. “Uma boa dica para ter unhas fortes é, sempre que for utilizar esmaltes, passar antes uma base com função fortalecedora”, indica a instrutora.

DEIXA AS UNHAS RESPIRAREM

Durante esses dias em casa, a especialista conta que é legal aproveitar esse tempo para deixar as unhas sem esmaltes para que elas ‘respirem’ um pouco e cresçam melhor. “É muito interessante dar uma pausa na esmaltação e abusar dos hidratantes e fortalecedores nas unhas, assim as unhas ficarão mais fortes, saudáveis e brilhosas”, recomenda.

Publicidade