22 de abril de 2024 Atualizado 23:35

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Bem-Estar

Sinais que indicam problemas com a voz

Por Agência Estado

24 de setembro de 2020, às 08h39 • Última atualização em 24 de setembro de 2020, às 09h24

Você já se imaginou sem voz? Impossibilitado de falar mesmo que por apenas uma hora? Difícil, não é mesmo? A voz é um importante meio de comunicação, além de ferramenta de trabalho indispensável para alguns profissionais. Por isso, é necessário ficar atento a alguns sintomas. Afinal, alterações na voz servem de alerta para determinadas doenças, algumas até mesmo graves.

Entre os principais sinais de alerta estão: rouquidão prolongada, perda da voz, pigarro e engasgos constantes, dor para engolir alimentos ou líquidos, ardência na garganta, tosse frequente e dificuldade para respirar. Nesses casos, é muito importante consultar um otorrinolaringologista ou fonoaudiólogo.

Orientação

De acordo com a Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia, algumas doenças que podem prejudicar a voz são: câncer de laringe, nódulos, hemorragia, laringite, paralisia vocal e doenças degenerativas.

Em alguns casos, esses problemas são provocados pelo mau uso da voz. O nódulo, por exemplo, se forma quando a pessoa utiliza a voz em tom alto por longos períodos. Quem não cuida das cordas vocais de maneira adequada, aliás, pode piorar a qualidade da voz. As consequências variam entre mudança no timbre e necessidade de reeducação vocal.

Por isso, é muito importante manter alguns cuidados básicos como forma de prevenção. Além disso, consulte periodicamente um otorrinolaringologista para avaliação e orientação. 

Publicidade