20 de Maio de 2020 Atualizado 09:50

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Covid-19

Seis dicas que ajudam a manter a mente saudável

Psicólogo fala sobre comportamentos que tornam o isolamento social mais leve

Por Da Redação

13 Maio 2020 às 09:39

Muitas doenças que afetam o corpo físico invariavelmente têm correlação com neuroses e outras desordens da mente. Neste momento de pandemia, em que as pessoas se veem obrigadas a ficarem reclusas, a saúde mental pode se debilitar de tal modo a propiciar as mais variadas doenças de ordem psicossomática, aquelas com origem na alma e no psicológico, gerando consequências também físicas no corpo.

Assistir séries ou filmes ajuda o cérebro a relaxar – Foto: Freepik

Considerando este cenário, o psicólogo Carlos Arruza sugere alguns comportamentos saudáveis para mantermos a mente sã nesses dias de quarentena.

Mas se, durante o isolamento, você apresentar algum distúrbio de humor de forma mais intensa, Arruza sugere acompanhamento psicológico.

“É muito importante ter um profissional da área para cuidar de você. Já existem os que atendem de forma online com resultados muito satisfatórios. O serviço de psicologia, em muitas cidades tem suporte de entidades e até mesmo dos governos locais. Procure saber se existe oferta do serviço, mas que sobretudo atenda remotamente pelo menos nesse momento em que a mobilidade está restrita”.

Confira o que você pode fazer para relaxar a mente durante o período de quarentena:

  1. Exercícios: mantenha o ritmo corporal. Polichinelos, abdominais e flexões, por exemplo, são exercícios possíveis de se executar em casa. O importante é liberar endorfina. Exercitar-se ajuda a manter o cérebro em forma.
  2. Jogos: uma boa dica para manter a mente trabalhando, são os jogos de tabuleiro e os de adivinhação. Vale todos os tipos de jogos. E mesmo que você não tenha com quem jogar, há versões na internet para brincar sozinho ou online. 
  3. Socialize via web: a interação com o próximo é de grande valia neste momento. Uma boa dica é investir nas videochamadas. Monte um grupo com familiares e amigos e tente manter uma rotina para colocar o papo em dia e se divertir.
  4. Relaxe: ficar de quarentena tem os seus benefícios. Você pode tirar um tempo para meditar e acalmar o cérebro. Respire, inspire, tente manter a mente bem relaxada.
  5. Cante: se você gosta de cantar, vale o ditado “quem canta seus males espanta”. Expressar sentimentos através da voz ajuda a diminuir a timidez, , aumenta a autoestima, além de auxiliar na produção de endorfina.
  6. Maratonas na TV: é uma excelente época para colocar em dia aquelas séries e filmes de que você tanto gosta. No momento em que o cérebro dá uma relaxada, o corpo agradece, pois se regenera do estresse causado pela pandemia.