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Bem-Estar

Psicóloga dá dicas para manter a positividade

Pensamentos positivos podem ajudar a melhorar a saúde e a autoconfiança; veja dicas

Por Isabella Holouka

09 ago 2020 às 14:32

A pandemia do coronavírus alterou repentinamente a rotina de boa parte da população mundial, com uma situação que gera medo, insegurança, solidão, problemas de relacionamento para quem está isolado com a família e preocupações com as contas e o trabalho.

“Esse cenário acaba produzindo novos gatilhos emocionais que levam muitas pessoas a focarem apenas no lado negativo. Podemos escolher entre sermos reféns dessa negatividade ou não”, afirma Regina Tavares, psicóloga clínica e organizacional com mais de 20 anos de experiência.

“Desenvolver pensamentos positivos é um exercício contínuo, uma escolha que sempre temos e que exige treinamento diário”, complementa.

Sentimentos negativos causados pela pandemia podem ser evitados – Foto: BillionPhotos.com / Adobe Stock

De acordo com ela, todo mundo tem pensamentos ruins e o que não pode acontecer é, no nosso ‘diálogo interno’, as negatividades estarem sempre mais presentes. Pensamentos positivos podem ajudar a melhorar a saúde e a autoconfiança e, por isso, a psicóloga aponta dicas práticas para quem deseja melhorar a qualidade dos pensamentos.

Escolha não ser afetado pelos pensamentos negativos
“Faça uma autoanálise do pensamento negativo e do oposto dele. Depois imagine onde cada um deles poderá te levar, e faça sua escolha”, diz a psicóloga.

Desenvolva a prática contínua da gratidão
Reflita e relembre de tudo que funciona na sua vida, tudo que você já possui e te faz feliz. A gratidão contribui para nos conectar a emoções como felicidade, otimismo e esperança.

Ofereça ajuda
“Quando você ajuda o outro, invariavelmente encontra pessoas com problemas mais graves do que o seu, e isso contribui para você se sentir grato pela sua vida.

Trabalhe com prazer
Trabalhar no que gosta é fundamental para ser feliz e ter pensamentos positivos. “Se você não ama o seu trabalho, e não pode mudar agora, encontre uma atividade paralela, que pode ser um hobby ou um serviço voluntário”, sugere a psicóloga.

Pratique a resiliência
Resiliência é a capacidade de cada indivíduo lidar com seus próprios problemas do dia a dia, com pensamentos e comportamentos flexíveis, acreditando que tudo vai melhorar no futuro. Praticar resiliência é olhar de frente para o problema e perceber que poderia ser pior, entendendo que tudo tem o seu lado positivo.

Viva com mais alegria
Viver com alegria e otimismo nos dá mais força para superar problemas e atrair positividades. Rir, brincar, cantar, dançar, manter iluminados sonhos e objetivos e comemorar qualquer conquista são atitudes diretamente ligadas aos nossos sentimentos.

Busque atividades mentais e espirituais
Existem alternativas que podem ajudar a eliminar pensamentos negativos. A meditação, por exemplo, tem benefícios comprovados em pesquisas científicas. Já o Yoga une aspectos físicos, emocionais e espirituais, trazendo bem-estar para o corpo.

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