25 de abril de 2024 Atualizado 00:11

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Tomografia de tórax

Principal exame de imagem para o novo coronavírus

Ela serve, principalmente, para avaliar os impactos da doença na saúde respiratória, que costuma ser um grande alvo do vírus

Por Da redação

27 de junho de 2020, às 09h29

A tomografia de tórax tem sido usada como um dos principais métodos de diagnóstico do novo Coronavírus, e esse exame de imagem também está sendo muito importante no acompanhamento de pacientes já curados da Covid-19.

A Tomografia Computadorizada do Tórax (ou simplesmente “Tomografia do Tórax” ou “TC do Tórax”) é um exame de imagem que serve para avaliar o pulmão e a região torácica.

A tomografia de tórax, no caso de pacientes de Covid-19, serve para avaliar os impactos da doença na saúde respiratória – Foto: Divulgação

Assim, costuma ser solicitada quando há a necessidade de investigar a presença de nódulos, infecções ou até mesmo tumores pulmonares, além de analisar o estado das estruturas mediastinais do organismo (como timo, traqueia, esôfago, tireoide e paratireoide).

No caso de pacientes com o novo Coronavírus (Covid-19), a Tomografia Computadorizada de Tórax serve, principalmente, para avaliar os impactos da doença na saúde respiratória, que costuma ser um grande alvo do vírus.

O exame de Tomografia de Tórax tem sido importante no diagnóstico do novo Coronavírus pois permite avaliar a gravidade e a extensão dos problemas pulmonares causados pela doença, logo no início da infecção, tanto em pacientes com suspeita ou confirmação da Covid-19.

A precisão e o menor tempo para sair o resultado têm permitido aos médicos agirem mais rápido, funcionando como um exame complementar. Isso porque o teste específico para a Covid-19 (conhecido como PCR) pode demorar para confirmar o diagnóstico, uma vez que está liberado para ser realizado apenas nos casos mais graves da doença.

Além disso, o exame encontra-se em falta em muitos hospitais.
Por outro lado, a partir dos resultados da Tomografia de Tórax, é possível classificar rapidamente um paciente suspeito como muito provável, indeterminado ou improvável para a infecção por Covid-19.

Com esses dados em mãos, os médicos podem adiantar ações importantes como o isolamento do paciente ou, até mesmo, o próprio tratamento da doença, mesmo sem o resultado positivo.

É importante reforçar que a Tomografia de Tórax não substitui a realização do exame PCR para confirmação do diagnóstico da Covid-19, além de não estar indicado para todos os casos de suspeita da doença, sendo fundamental avaliação e recomendação médicas.

PACIENTES JÁ CURADOS
Além de ser útil como exame complementar no diagnóstico de pacientes com suspeita de Covid-19, a Tomografia de Tórax também tem sido amplamente utilizada no prognóstico, ajudando a avaliar possíveis sequelas e melhoras no pulmão de pacientes já curados do novo Coronavírus.

Esse tipo de acompanhamento mesmo após a cura é importante, pois estudos apontam que o Coronavírus pode deixar consequências no pulmão de pacientes, como fibrose pulmonar e perda de certo percentual da função respiratória.

Porém, em geral, tais consequências surgem em pessoas que desenvolveram quadros graves da Covid-19, como pneumonia, e que foram encaminhadas para a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e respiraram com a ajuda de aparelhos durante o tratamento.

Na grande maioria dos casos não graves, pacientes curados do novo Coronavírus seguem a vida normalmente, sem sequelas respiratórias.
Antes de realizar uma tomografia do tórax é importante que saiba que o exame é indolor e rápido.

Em geral, todo o procedimento dura em torno de 10 minutos e o preparo pode envolver jejum de, no mínimo, 4 horas, caso seja solicitado o exame com contraste.

Para a captação das imagens do tórax, o paciente é orientado a ficar deitado e imóvel dentro do aparelho para realização da tomografia.

Para pacientes com suspeita do novo coronavírus, hospitais e clínicas são orientadas a seguir as medidas de higiene adequadas, de acordo com as diretrizes específicas do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, como é feito no IMEB. Os riscos e efeitos colaterais da são mínimos e os mesmos para pacientes com suspeita de Covid-19.

Fonte: http://www.imeb.com br

Publicidade