30 de maio de 2020 Atualizado 15:01

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Fique em Casa

Planeje atividades para fazer junto com os idosos

Rever fotos antigas e até escrever uma biografia são opções para distraí-los em casa

Por Valéria Barreira

26 mar 2020 às 10:34 • Última atualização 02 abr 2020 às 11:18

Jardinagem, jogos de tabuleiro e sessões de leitura e cinema estão entre as atividades que podem ser feitas com os idosos no período de quarentena. Além de ocuparem o tempo, elas também contribuem para aliviar o medo e a ansiedade diante da crise deflagrada pelo novo coronavírus (Covid-19).

“Muito se fala em opções para entreter as crianças que estão sem escola, mas com os idosos a rotina precisa ainda de mais reforço para que eles se mantenham ativos e saudáveis”, alerta a enfermeira Marcella dos Santos, do Grupo DG Sênior.

Foto: Divulgação
Casablanca: ver filmes antigos ajuda a aliviar a ansiedade dos idosos

Segundo ela, neste momento de isolamento é preciso manter essas pessoas saudáveis e em movimento tanto mentalmente quanto fisicamente.

Uma de suas dicas é aproveitar o período para escrever, em conjunto, a biografia do idoso, contando sua própria história. “Isso estimula a memória também, além de ser um registro lindo para se guardar”, explica Marcella.

Exercícios físicos

Manter a atividade física, por meio de alguns exercícios simples que podem ser feitos em casa. Alongamentos e pequenos pesos caseiros como sacos de feijão, por exemplo, ajudam a manter a rotina.

Contação de histórias

Pode ler um livro em conjunto e ir interagindo sobre a leitura. Também pode ser interessante usar álbuns de fotografias para estimular a partilha de memórias. Este momento pode ser muito rico para a família toda.

Jogar um dos seus jogos favoritos

Geralmente jogos como o dominó, cartas e tabuleiro fazem sucesso. Palavras cruzadas também são sempre bem aceitas. A dica é fazer desafios, placares para que seja estimulante jogar.

Estimular a criatividade

A pintura é uma atividade usada muitas vezes para ajudar a relaxar. Podem ser livros de pintura ou em telas, dependendo a cognição do idoso.

Música e dança

Ouvir músicas que remetem às memórias pessoais. Pode convidá-los a dançar, caso seja possível. Essa prática é interessante tanto para uma atividade cognitiva quanto física. Conversar sobre a música, ver vídeos do artista preferido. Com a internet, é possível trazer memórias da época dos shows e do rádio.

Filmes

Outra atividade interessante é propor uma sessão de cinema. Ainda é possível aproveitar para comentar. Os clássicos mais antigos trazem vestimentas, músicas e artistas que podem ser tema da conversa.

Jardinagem

Caso tenha jardim em casa, pode pedir para o idoso aguar as plantas. Se morar em apartamento, deixe alguns vasos para que eles consigam cuidar.

Conversar

O diálogo é muito importante. Procure sempre conversar com o idoso, explicar o que está a acontecendo e escutar suas angústias. Pode ser útil pegar um artigo de jornal ou revista e discuti-lo. Lembre-se de mudar o foco de assuntos negativos.

Religião/espiritualidade

É essencial manter o máximo dos rituais religiosos a que estão acostumados. Existem canais de TV específicos para que acompanhem as missas, orações e cultos. Alguns líderes religiosos adotaram transmissões on-line.