28 de março de 2024 Atualizado 18:57

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Grey Hair

Para manter os brancos e grisalhos perfeitos no verão

Abandonar a tintura e assumir os fios naturais requer coragem, mudança de pensamento, atitude e cuidados

Por Redação

17 de janeiro de 2021, às 10h52 • Última atualização em 17 de janeiro de 2021, às 10h53

“Que desleixo!” Muitos já ouviram isso quando o assunto são mulheres que resolveram abandonar a tintura e assumir os fios brancos. Mas a decisão libertadora de respirar aliviada, conhecida como Grey Hair, está conectada à atitude, mudança de pensamento e cuidados!

De Sandra Annenberg à Demi Moore, as adeptas do amadurecimento natural aumentam a cada dia, mas para manter os fios bonitos é preciso dedicação, principalmente no verão.

Algumas dicas te ajudam a manter os cabelos grisalhos belíssimos durante o verão – Foto: Divulgação

A falta de pigmentação, redução da massa capilar e aminoácidos, torna os fios brancos mais delicados e suscetíveis as agressões diárias, como por exemplo: o sol, a poluição e o uso de equipamentos térmicos (prancha e secador) também alteram, além do sensorial, a cor do cabelo e sua resistência. A incidência de raios solares (UV), a água da piscina e do mar intensificam os danos causados as madeixas.

Por isso, para ter cabelos incríveis, hidratados e com o tom perfeito, confira as 5 dicas da especialista em cabelos brancos e grisalhos, Angela Vitalino de Farias, química e cosmetóloga da Bambbu Cosméticos.

O tom amarelado é potencializado com a exposição ao sol, por isso evite se expor nos momentos de maior incidência de raios solares e aposte em chapéus, lenços, bonés e produtos com proteção UV, especialmente no uso de Leave-ins de cor black e acinzentadas, que é apropriado para cabelos grisalhos ou brancos, pois eles não mancham os fios.

O cloro e sulfato de cobre presentes nas águas da piscina são um dos maiores inimigos dos cabelos brancos, isso porque a alcalinidade (pH) é elevada, abrindo demais as cutículas do fio, tornando-os ainda mais sensíveis, fracos, opacos e até quebradiços. Para prevenir os danos utilize um bom Leave-in nos cabelos secos ou levemente umedecidos, com água doce antes dos mergulhos e ainda coloque, uma touca, se possível, para aumentar a proteção.

Lave os cabelos com shampoos de pH baixo (ácido) que evitarão que as cutículas se abram ainda mais, pois isso impedirá que os fios percam nutrientes, massa capilar e água, isso evitará a porosidade, ressecamento e a incidência de frizz, além de pontas desgastadas e duplas.

EVITE
O uso de chapinhas, secador e babyliss devem ser evitados, e caso precise utilizá-los, apliquem um bom protetor térmico/leave-in antes, nos cabelos umedecidos após a lavagem e condicionamento.

Há os específicos para cabelos brancos e grisalhos como os da Bambbu Cosméticos, o Leave-in Black Desamarelador e para aumentar ainda mais essa proteção existe ainda o Serum Blindagem de Fios, que é um Blend de Silicones puros, que blindam os fios contra as altas temperaturas desses equipamentos, evitando que se queimem e fiquem amarelados.

*Amarelos provenientes destes procedimentos dificilmente são restaurados, a não ser com o uso de produtos para esta finalidade.

No verão aumente o uso de produtos específicos para cabelos brancos e grisalhos, faça uma matização semanal com matizador desamarelador black, lave e condicione pelo menos 1 ou 2 vezes por semana com shampoos e condicionadores específicos para estes tipos de fios, isso manterá a matização e a cor branca ou cinza, sempre vibrante, realçada e sem aqueles amarelos indesejáveis.

Faça tratamentos semanais intercalando a reposição de água, nutrientes e proteínas, já que com mais lavagens também perde-se massa capilar, vitaminas e os aminoácidos que são responsáveis por manter as cutículas seladas, resistentes, macias e brilhantes.

Existem kits completos de cosméticos que proporcionam às fibras tratamento adequado, maciez, vida, brilho e maior realce da cor aos tons brancos e acinzentados.

Ainda, a especialista ressalta a importância pela escolha dos produtos que contenham ativos vegetais, ricos em minerais, vitaminas e nutrientes.

Os componentes naturais possuem funções excelentes para o tratamento, manutenção e recuperação dos fios. Existem kits completos destinados a cabelos brancos e grisalhos que, além de garantir a saúde dos cabelos, realça e mantem a cor vibrante.

Publicidade