28 de março de 2024 Atualizado 20:58

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Bem-Estar

O homem e o rejuvenescimento com a beleza

É cada vez maior a procura, por eles, pelas diversas técnicas de “estética masculina” existentes no mercado

Por Redação

27 de julho de 2021, às 07h34

No consenso geral, entre os homens que estão buscando os benefícios estéticos, os motivos são diversos e todos são muito válidos, pois, seja para conquistar ou elevar sua autoestima, aumentar a segurança pessoal através da beleza ou posicionar-se com maior vantagem na vida social e profissional, o importante é que o número cresce cada vez mais e as exigências passam a ser tão grandes quanto às das mulheres.

A Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosmético (ABIHPEC) fez um levantamento recente no crescimento destes setores, apontando os seguintes dados:

Na última década tivemos os pioneiros como Cristiano Ronaldo, além de outros ícones que vem inaugurando uma nova visão da beleza masculina – Foto: Divulgação

O Brasil desponta em 4° lugar com maior mercado consumidor de perfumaria, cosméticos e produtos de higiene pessoal. O faturamento das franquias no ramo da Saúde, Beleza e Bem-Estar alcançou a marca de R$ 34,2 bilhões em 2019.

No período de 2014 a 2019, o mercado de estética aumentou um pouco mais de 560%. E cresceu de 72 mil para 480 mil o número de profissionais trabalhando na área.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), houve um aumento espantoso nos últimos anos dos procedimentos estéticos em homens, atingindo a marca de 400% de crescimento.

De acordo com Luciana Toral, médica especialista em Medicina Estética Avançada e Idealizadora do Curso Imersão Hands on, onde ensina profissionais a se especializarem em Técnicas de Preenchimento, Fios de PDO, Botox e Bioestimuladores, o que os homens mais procuram, em se tratando de procedimentos estéticos, é deixar a face mais masculinizada. Eles buscam por um rosto mais quadrado, com a mandíbula e queixo proeminentes, pois essas são características naturalmente masculinas. Essa é a busca principal da maioria dos homens.

Segue alguns dos procedimentos estéticos mais procurados:

  • Transplante capilar
  • Preenchedores que criam ângulos quadrados no contorno do rosto, ressaltando as características especiais, preenchendo o malar.
  • Lipoaspiração
  • Botox para suavizar as linhas de expressão e as rugas. Existem aqueles homens que se queixam das rugas, principalmente das rugas da testa, mas dos pés de galinha nem tanto. O botox do homem é feito de forma diferente do botox feito na mulher, e por isso é importante procurar um profissional especializado, diz Luciana. “Quando os pacientes homens reclamam do nariz, geralmente é por causa da giba, aquela saliência no dorso do nariz, aquele ossinho que se destaca quando visto de perfil, que é possível melhorarmos muito, mas ao mesmo tempo mantermos a característica do paciente”.
  • Há também a busca pelo preenchimento labial, que do mesmo modo do botox, também é feita de forma mais suave, diferente do preenchimento feito nas mulheres.

A moda também é um elemento importante que vem influenciando a busca dos homens por uma imagem de beleza ideal, principalmente impulsionados por personalidades famosas como jogadores de futebol.

“E há aqueles homens que buscam melhorar a sua imagem para terem melhores chances no mercado de trabalho, o que tem sido cada vez mais exigido. Inclusive, muitos homens buscam ressaltar essas características masculinas para passar a imagem de força, garra, presença e liderança. Principalmente aqueles que trabalham no ramo do empreendedorismo, mercado financeiro e internacional. Eles precisam mostrar essa imagem”, conclui Luciana.

Publicidade