16 de abril de 2024 Atualizado 13:35

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Bem-Estar

Mitos e verdades sobre o café

A barista Maíra Teixeira elencou algumas curiosidades sobre a bebida

Por Redação

28 de janeiro de 2021, às 07h47

Maíra Teixeira, barista e torrefadora de café, elenca algumas curiosidades sobre essa bebida que é uma das paixões nacionais - Foto: Divulgação

Tem aquelas horas que, realmente, só café “na causa”. Mais do que um símbolo forte gastronômico, ele é, em muitos momentos, um companheiro, um conforto ou um motivador. O gosto pela bebida é quase unanimidade entre os nossos entrevistados, como aponta pesquisa da ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café) que mostra que ela é figurinha carimbada nas mesas de 98% das casas brasileiras. Quer mais? Somos o maior exportador do produto e responsável por, aproximadamente, um terço da produção mundial.

Com tanta gente consumindo, permanece sempre constante uma discussão sobre seus benefícios (e eventuais malefícios) para a saúde e sobre qual a melhor forma de prepará-lo. Para esclarecer algumas dúvidas, Maíra Teixeira, barista e torrefadora de café, nos ajuda e elenca algumas curiosidades sobre essa bebida que é uma das paixões nacionais.

Mitos e verdades

Escreve-se café “Espresso” e não “Expresso”.
Verdade. Sim, o correto é com S. O motivo é que se respeita a origem do nome da bebida, que é italiana.

A torra da café influencia nos aromas e sabores.
Verdade. Primeiro, precisamos entender que o café também pode ser apreciado, assim como o vinho e a cerveja. E pode ter diferentes tipos de aromas e sabores, proporcionando uma experiencia sensorial. O torrefador é o profissional capacitado para torrar café́ e desenvolver perfis de torras diferentes para o verde (cru). É ele quem decide qual grau de torra é o ideal para o tipo escolhido. Lembrando também que o café cru, assim como a uva do vinho, traz em si características do próprio local onde foi plantado (terroir), microclima do local e processamento pós colheita. Isso faz com que o torrefador já́ tenha algumas informações importantes na hora do estudo de torra, trazendo ainda mais precisão. A torra clara, por exemplo, traz uma complexidade sensorial interessante, com mais acidez e notas aromáticas florais e frutadas. É uma bebida mais suave no paladar, mas muito complexa no aroma. Agradável e sempre surpreendente. A torra de cor média é a preferida dos brasileiros, trazendo uma alta doçura, um pouco mais da intensidade do caramelo e chocolate. Geralmente uma bebida que o público em geral mais se identifica, boa para se tomar no dia a dia. A torra escura é muito comum para os americanos. Tem ainda mais intensidade e força, trazendo um amargor específico de torra. Um fator importante de se observar na torra escura é que ela precisa ser muito bem-feita para se tornar mais agradável. Se passar do ponto pode ser uma experiência negativa para quem toma, aquele famoso “gosto de queimado”, que vale frisar, não é o gosto de café.

Café faz mal para a saúde.
Mito. Se não ingerido em excesso, pode ser um aliado da sua saúde. Ele é rico em minerais como ferro, zinco, magnésio e potássio. O grão também conta com ácidos clorogênicos, que ajudam na redução da glicose e insulina, prevenindo a diabetes tipo 2.

Café atrapalha a absorção de ferro.
Verdade. A cafeína e o tanino que estão na composição do café́ atrapalham a absorção do ferro no corpo. Mas calma aí, não precisa parar de tomar café́ (até́ porque os benefícios são muitos)! O ideal é que quem tenha uma baixa taxa de ferro no corpo não consumir café́ logo após as refeições, porque a probabilidade de a bebida atrapalhar a absorção do nutriente é maior. Espere duas horas depois da refeição. Quem não tem problema de falta de absorção de ferro, pode tomar tranquilo seu cafezinho após a refeição. E, claro, é sempre bom reforçar que tudo em excesso faz mal. Uma informação importante é que café́ arábica tem menos cafeína que o canéfora (robusta e conilon). Então o arábica atrapalha menos a absorção do ferro.

Café espresso tem mais cafeína que o coado.
Verdade. Alguns estudos mostram que o café espresso tem quase duas vezes mais cafeína do que o café coado, em análises feitas em 60ml de cada tipo de bebida. Isso se dá porque a quantidade de pó utilizada é praticamente o dobro do que é utilizado para o coado. Fatores como pressão da água na máquina de espresso também influem no resultado, extraindo com mais força os seus compostos. Métodos de extração de café́ por pressão extraem mais e mais rápido.

Não pode ferver a água do café.
Mito. Primeiro de tudo: garanta sempre que a água utilizada seja sempre filtrada, para que não vá um gosto residual de cloro da água da torneira para o café. Agora, sobre a fervura da água, principalmente em cafés de alta qualidade com torras claras a médias, precisamos de alta temperatura para conseguirmos extrair todas os solúveis e compostos positivos do café́. Ou seja, pode sim ferver a sua água. Ele vai ficar ainda melhor.

Posso consumir quanto café eu quiser.
Mentira. Consumido em excesso, o café pode causar agitação e insônia. A quantidade indicada para um adulto é de, no máximo, 400 mg de cafeína por dia (3 xícaras de café aproximadamente).

Queijo e café combinam.
Verdade. Queijo é uma das melhores harmonizações com o café. Quer um exemplo? Tente a combinação do café espresso com o aclamado queijo italiano Grana Padano. A harmonização neste caso acontece por similaridade (bebida potente, comida potente). A força do sabor deste queijo evidencia as qualidades do espresso, aumentando doçura e acidez.

Publicidade