24 de setembro de 2020 Atualizado 12:06

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Bem-Estar

Guaraná: o poder do pó da fruta amazônica

Multifuncional, extrato da semente torrada e moída auxilia na perda de peso, alivia dores de cabeça e melhora o desempenho nos exercícios

Por Talita Bristotti

15 set 2020 às 19:36 • Última atualização 15 set 2020 às 19:40

Pequeno, de casca vermelha e polpa branca, o guaraná da região da Amazônia é tipicamente brasileiro e se tornou referência cultural no País e no mundo. Usada como matéria-prima nas indústrias farmacêutica, cosmética, alimentícia e de bebidas, a fruta proporciona inúmeros benefícios para saúde, já que possui ação tônica cardiovascular, antidiurética e antioxidante.

Com aroma neutro e sabor levemente adstringente e amargo, a iguaria pode ser introduzida no cardápio de forma prática – Foto: Freepik

Com aroma neutro e sabor levemente adstringente e amargo, a iguaria pode ser introduzida no cardápio de forma prática no dia a dia por meio do pó de guaraná. Extraído da semente seca, torrada e depois moída, ele combina muito bem com diversos alimentos e não contém açúcar ou aditivos químicos.

Confira os poderes do pó de guaraná! Mas antes de incluí-lo na dieta, a recomendação é ter o acompanhamento de um profissional da área.

PARA VITALIZAR AS MANHÃS

Não apenas é possível consumir o pó de guaraná logo no café da manhã, como também faz muito bem ao organismo. Rica em compostos bioativos, como a teobromina e teofilina, que ajudam na distribuição do oxigênio pelos vasos sanguíneos e melhoram o desempenho cerebral, a iguaria ajuda a despertar com mais disposição. Além disso, a cafeína presente no alimento acelera o metabolismo e serve como combustível para elevar o desempenho nas atividades físicas por ser um energético natural. O extrato da semente seca do guaraná combina muito bem com chás, sucos, shakes pré-treinos e smoothies, especialmente de banana com açaí, para a principal refeição do dia ser ainda mais saborosa e saudável.

ALMOÇO E JANTAR MAIS NUTRITIVOS

Para complementar e balancear as refeições maiores, o pó de guaraná salpicado em saladas, caldos e até em molhos agridoces deixa os pratos mais nutritivos e ajuda a controlar os níveis de colesterol. Outra boa dica, muito usada no Norte e no Nordeste, é substituir a farinha branca pela fruta em pó na hora de empanar peixes e carnes magras, além de usar azeite de oliva no lugar do tradicional óleo de cozinha. Por ser termogênica e acelerar o gasto energético, a iguaria ainda auxilia no processo de emagrecimento.

DEU FOME DE TARDE?

Até com aquele lanche no meio do dia o pó de guaraná vai bem e dá um toque especial! A semente seca, torrada e moída é abundante em flavonoides, sais minerais, fósforo, ferro, magnésio, potássio, cálcio e fibras. Por isso, além de colaborar com o bom desempenho intestinal, aliviar dores de cabeça e melhorar a concentração e o raciocínio, proporciona saciedade. Fica deliciosa misturada ao iogurte natural com granola, na salada de frutas com castanhas ou junto ao preparo de massas integrais, como bolos e pães. No entanto, a indicação é ater-se ao consumo em excesso do alimento, que não deve ultrapassar 4 colheres de café ao longo do dia.

Fonte: Bio Mundo

Publicidade