19 de abril de 2024 Atualizado 20:43

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Saúde da mulher

Ginecologista ressalta importância de consultas de rotina

Para a saúde da mulher, os exames de rotina continuam sendo fundamentais mesmo com a pandemia

Por Redação

17 de junho de 2021, às 09h16

A pandemia do coronavírus certamente nos deixa preocupados com a possibilidade de nos infectarmos com a nova doença. Porém, é importante manter os cuidados que tínhamos com outros aspectos da saúde antes desse momento complicado surgir. Para a saúde da mulher, os exames de rotina continuam sendo fundamentais.

O ginecologista e obstetra César Patez ressalta a importância de consultas regulares ao médico. “A consulta anual com o ginecologista investiga possíveis alterações nas mamas e nos órgãos pélvicos, em especial o útero, ovários, vagina e trompas”, explica. “O exame colpocitopatológico, conhecido como exame preventivo, é um dos principais métodos de investigação precoce do câncer de colo do útero, por exemplo”.

Ginecologista e obstetra César Patez aponta que rotinas de exame podem detectar precocemente possíveis doenças e infecções – Foto: MART PRODUCTION / Pexels

“Os exames ginecológicos são muito abrangentes, mas precisamos, a partir de uma boa análise, selecionar cada um dependendo dos sinais apresentados pela paciente”, afirma. Entre os principais que se fazem necessários todo ano, estão o papanicolau, que geralmente é feito junto com a colposcopia.

“O papanicolau serve para rastrear a saúde genital a partir de uma coleta de células do colo uterino, com espátula e escovinha. Já a colposcopia é um procedimento que avalia o útero e os tecidos da vagina e vulva por meio de um instrumento que amplia e ilumina estas estruturas”, explica.

Além disso, outros exames fazem parte de um check-up anual. “A ultrassonografia endovaginal, vulvoscopia, toque vaginal e rastreio das mamas, tanto no exame físico como pela ultrassonografia e mamografia em pacientes acima dos 40 anos, são essenciais”.

Já a  ressonância pélvica, laparoscopia e a histerossalpingografia funcionam como uma boa complementação de diagnóstico. O especialista descreve as principais finalidades de cada um:

“A histerossalpingografia é um raio-x com contraste para visualizar trompas e cavidade uterina. A laparoscopia, por sua vez, consiste em uma pequena incisão na região a ser examinada, por onde se introduz o laparoscópio, fino tubo de fibras óticas, através do qual é possível visualizar os órgãos internos e fazer intervenções diagnósticas”, pontua o profissional.

“Exame de imagem bem comum, a ressonância pélvica investiga as estruturas inseridas na pelve. É nela que estão localizados os órgãos genitais e vários músculos importantes para o bom funcionamento do corpo”, acrescenta.

César Patez também adverte que a covid-19 pode agravar os sintomas de doenças ginecológicas. Por isso, é fundamental se proteger do vírus ao comparecer a consultas presenciais.

“Uma portadora de uma doença ginecológica grave tem pior prognóstico caso contraia o coronavírus, principalmente as pacientes em tratamento oncológico. O uso de máscaras e álcool em gel, e o distanciamento social são sempre muito bem-vindos para evitar a contaminação”.

Os casos de gestantes apresentam ainda mais risco. “Ressalto que as grávidas precisam de cuidados específicos, pois os efeitos do vírus sobre a gestante em alguns casos pode comprometer o transcorrer da gestação. Até o presente momento, sabemos que a transmissão vertical, de mãe para filho, foi observada em alguns bebês. Então, defendo que a vacinação deve ser priorizada nesse grupo seleto de pacientes, alerta.

“Certamente é um período de risco, mas o não comparecimento às consultas de rotina na saúde da mulher pode retardar diagnósticos e adiar o início de um possível tratamento. Não negligencie os cuidados com a saúde. Não deixe de se cuidar”, completa.

Publicidade