23 de abril de 2024 Atualizado 17:35

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Bem-Estar

Fibromialgia: sintomas e possíveis causas

Por Agência Estado

18 de setembro de 2020, às 06h43 • Última atualização em 18 de setembro de 2020, às 10h05

Doença crônica que afeta a musculatura, a fibromialgia promove uma sensação de dor em todo o corpo durante um longo período, além de outros sintomas. De acordo com pesquisas, o sistema nervoso central dos pacientes apresenta alterações. Entretanto, a causa ainda é desconhecida.

A existência de um componente genético é preciso para o desenvolvimento da fibromialgia. Entretanto, a doença pode ser desencadeada por estresse e problemas físicos. Fatores psicológicos também fazem parte da lista. 

Além da dor muscular generalizada e intensa, a fibromialgia provoca distúrbios no sono, fadiga e rigidez matinal. É possível ainda provocar alterações no humor e depressão.

Mulheres

Apesar de atingir ambos os sexos, a fibromialgia afeta as mulheres em sua grande maioria, provavelmente por razões hormonais. Em alguns casos, crianças sofrem com a doença. Entretanto, é comum o aparecimento dos casos entre 30 e 60 anos.

Diagnóstico

O diagnóstico nem sempre é fácil em um primeiro momento. Por isso, é preciso contar com a ajuda de um médico especializado para ajudar na identificação do problema e, consequentemente, na indicação do tratamento necessário. O médico levará em consideração o histórico do paciente. Para descartar outras doenças, é possível ainda a realização de alguns exames.

Publicidade