28 de março de 2024 Atualizado 11:15

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Bem-Estar

Escrever diário ajuda no desenvolvimento pessoal

Atividade pode ser feita em qualquer idade e colabora para expressar as emoções

Por Redação

28 de julho de 2020, às 09h10 • Última atualização em 12 de março de 2022, às 09h25

A escrita de um diário é um hábito comum na infância e na adolescência que contribui para o autoconhecimento e pode continuar importante ao longo da vida. A escrita pode ser praticada em qualquer idade, auxiliando na expressão das emoções, especialmente neste momento de isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Diários e exercícios de escrita terapêutica podem, inclusive, auxiliar as pessoas que passam por terapia – Foto: Adobe Stock

É o que explica a psicóloga clínica e mestre em ciências da saúde Karina Paitach de Oliveira, que afirma que os diários e exercícios de escrita terapêutica podem, inclusive, auxiliar muito as pessoas que passam por terapia, mas têm dificuldade em expressar suas questões pessoais.

“A nossa mente é um lugar muito importante de criatividade sem limites, mas quando passamos algo para o papel precisamos circunscrever, materializar, e isso ajuda a deixar a ideia um pouco mais concreta”, revela a psicóloga.

“Quando colocamos no papel os nossos sonhos e as nossas intenções, fica muito mais fácil para visualizarmos e, com certeza, isso é fundamental para o desenvolvimento pessoal e o autoconhecimento”, acrescenta.

Karina lembra que a escrita de um diário pode começar com descrições da rotina, de sonhos, pensamentos, sentimentos, medos, anseios. Não existe um jeito certo ou errado.

“A primeira barreira para escrever de uma maneira proveitosa é sair da autocrítica, escrever qualquer coisa, pequenas frases, uma história, coisas bobas. Às vezes no bobo está o mais bonito, o mais interessante, o mais vivo dentro da pessoa”, afirma a psicóloga.

“Depois as coisas ficam mais fáceis, mais fluidas, porque a escrita terapêutica é ‘você consigo mesmo’, não é um lugar de crítica, mas de estar junto, de troca”, finaliza.

AUTOCONHECIMENTO. A psicóloga explica que além dos diários, diversas outras atividades podem contribuir para o autoconhecimento.

“O autoconhecimento nada mais é do que você poder se perceber de diversas formas. Então o exercício físico, a dança, a pintura, a escrita, e até ficar numa rede tranquila, se você estiver se observando, pensando em você mesmo, isso vai contribuir para o autoconhecimento”, explica.

Publicidade