28 de março de 2024 Atualizado 18:57

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Satisfatórios e duradouros

Entenda como funcionam os tratamentos que unem nutrição e estética

Profissionais do espaço Estética Avançada de Tiana Soares apostam na reeducação alimentar associada à criolipólise, criofrequência ou ultracavitação

Por Isabella Holouka

01 de dezembro de 2020, às 16h02

“A nutrição e a estética são o casamento perfeito”, defende a nutricionista Cibele Amaral, do espaço Estética Avançada de Tiana Soares, localizado no Jardim Adélia, em Santa Bárbara d’Oeste.

“Os procedimentos estéticos alteram o metabolismo e um complementa o outro. Quem quer um resultado duradouro do procedimento estético precisa cuidar da alimentação. Nós transparecemos o que comemos”, complementa ela.

Suzana Ringer (manicure), Cibele Amaral (nutricionista), Tatiana Branco (cabeleireira) e Sasha Luz (fisioterapeuta), profissionais do espaço Estética Avançada – Foto: Ernesto Rodrigues / O Liberal

Dentre os tratamentos estéticos realizados no espaço, com tecnologia de ponta, destacam-se a criolipólise, a criofrequência e a ultracavitação. Mas antes é realizada uma avaliação envolvendo a nutricionista e a fisioterapeuta e esteticista do espaço. 

“O emagrecimento não é simples, e precisamos fazer um trabalho conjunto para um resultado satisfatório”, aponta Sasha Luz, fisioterapeuta e esteticista.

A profissional afirma que os procedimentos estéticos atuam na redução da gordura localizada, que consequentemente leva ao emagrecimento. Também são indicados para o tratamento da flacidez e de celulites.

Na ultracavitação é utilizado um termômetro, para a segurança da cliente durante o tratamento – Foto: Ernesto Rodrigues / O Liberal

A criolipólise atua no congelamento das células adiposas até a morte celular, o que facilita a eliminação da gordura localizada. O tratamento estético ficou conhecido devido à possibilidade de eliminação de até 42% da gordura em algumas pessoas, garantindo um resultado expressivo. 

A desvantagem é que a sua realização, através da sucção da área a ser tratada, seguida do congelamento abaixo de zero, precisa ser feita com intervalos de 25 a 30 dias entre as sessões. 

A sucção pode causar um desconforto e as contraindicações são raras, mas é importante avaliar a flacidez do paciente, já que o procedimento tende a piorar este problema em casos em que ele já existe.

O tratamento facial com criofrequência é capaz de tonificar a pele, estimular colágeno na região e ainda eliminar as gordurinhas localizadas – Foto: Ernesto Rodrigues / O Liberal

“Em uma paciente que teve gestação, ganhando flacidez na região abdominal, e quer tratar isso, jamais faremos a criolipólise, optamos pela criofrequência ou ultracavitação”, explica Sasha.

CRIOFREQUÊNCIA
Quando a queixa está relacionada à flacidez e celulites, a criofrequência é a terapia indicada. O tratamento também promove o congelamento das células através de uma ponteira ultra gelada, porém sem sucção, em áreas menores e com proporção de eliminação de gordura reduzida na comparação com o tratamento anterior.

Tiana Soares – Foto: Ernesto Rodrigues / O Liberal

Por outro lado, ao mesmo tempo em que resfria a pele, a ponteira utiliza-se da radiofrequência para atingir camadas mais profundas, estimulando a quebra de gordura e as produções de colágeno e elastina. “Além de tratar a gordura localizada, a ponteira também trata a flacidez e a celulite”, afirma Sasha. 

Por sua vez, a ultracavitação age para desnaturar a célula adiposa e, assim como a criolipólise, é voltada para o tratamento da gordura localizada. Trata-se de uma onda de ultrassom com baixa frequência e seletiva, com emissão focalizada e a finalidade de gerar uma cavitação (vaporização) no tecido adiposo.

“Trabalhamos com a ultracavitação e a radiofrequência, em que esquentamos para desnaturar e implodir a célula de gordura, que será eliminada pelo organismo”, resume a fisioterapeuta e esteticista.
De acordo com ela, o tratamento com ultracavitação não é indicado para diabéticos ou pessoas que têm colesterol alto.

Logo após o procedimento, o paciente é colocado em uma plataforma vibratória, ou orientado a fazer cerca de uma hora de exercícios aeróbicos, visando a aceleração metabólica, que queima a gordura dispersa anteriormente.

“Temos pacientes em que na hora conseguimos ver os resultados, fazemos sempre fotos de início e final de sessão para comparar”, afirma Sasha.

Para resultados satisfatórios e duradouros, além de aliar a estética ao plano alimentar, é necessário realizar uma média de 8 a 10 sessões.

“Com uma sessão você pode ter resultado, mas não alcança o objetivo”, argumenta ela, ressaltando ainda a possibilidade de agregar as técnicas manuais, como drenagem linfática, massagem modeladora ou bambuterapia.

DICAS DA NUTRICIONISTA
Embora os planos alimentares dependam de uma avaliação bastante particular de cada caso, Cibele Amaral aponta recomendações importantes e indicadas para a maioria dos pacientes

1 – COMA MAIS VEZES
“Se você tem poucas refeições, acaba fazendo refeições muito grandes, o que faz com que o seu metabolismo fique mais lento”, afirma Cibele. Além disso, estudos científicos comprovam que não temos estoque de nutrientes – eles são gastos quando caminhamos, respiramos, nos movimentamos, produzimos hormônios e precisam ser repostos a cada 3 horas, mais ou menos. Em casos em que não é possível, o profissional da nutrição precisa levar isso em conta no plano alimentar.

2 – MASTIGUE DEVAGAR
O ganho de peso e de gordura abdominal está diretamente relacionado à mastigação rápida demais, segundo a nutricionista. “Aquele pensamento que os antigos falavam para a gente, de comer devagar porque a hora da comida é sagrada, temos que pensar nisso. Sair do fast e entrar no slow food, tentando realmente saborear o prato”, defende.

3 – BEBA MAIS ÁGUA
A ingestão de água na quantidade adequada é essencial para o bom funcionamento do corpo, de uma maneira geral. Além disso, a nutricionista explica que, para quem faz tratamentos para eliminação de gordura, aumentar a quantidade de água ingerida faz toda a diferença. ”A água é o fluído que realmente vai fazer a eliminação de gordura”.

Criofrequência para o rejuvenescimento facial

Além da possibilidade de tratar gordura localizada, celulite e flacidez corporais, a ponteira ultra gelada da criofrequência também pode ser utilizada em tratamentos para o rejuvenescimento facial, aplicada em linhas de expressão e manchas.
Para resultados ainda mais expressivos na estética do rosto, a criofrequência pode ser combinada ao microagulhamento e ao uso de luz pulsada, o laser.
“Causamos uma lesão e automaticamente o corpo começa a produção de colágeno para a cicatrização. Mas quando associamos ao laser, a pele entende a necessidade de regeneração, então não é formada uma cicatriz normal, mas sim uma pele nova. Assim conseguimos o rejuvenescimento”, explica Sasha Luz, fisioterapeuta e esteticista do espaço Estética Avançada de Tiana Soares.

O laser também é utilizado em depilações, tratamentos contra a acne e terapias vasculares. O processo é rápido, mas não é completamente indolor. Os resultados também dependem de uma média de 8 a 10 sessões.

A importância da limpeza de pele

Para a conquista de uma pele limpa, uniforme e viva, a limpeza de pele profissional é de extrema importância. O procedimento é indicado para todos os tipos de peles, normal, seca, oleosa ou mista, de diferentes idades, sendo que os produtos utilizados são escolhidos de acordo com uma avaliação previa.

O primeiro passo é a limpeza superficial, para retirada de maquiagens e impurezas. Depois, é feita a abertura dos poros, com uma máscara que ajuda a amolecer a camada superficial da pele. A próxima etapa é uma esfoliação para a retirada de células mortas, seguida do uso de um emoliente ou de vapor de ozônio. 

Então vem a extração de cravos, miliums e espinhas. “Ela pode ser feita manualmente ou com um extrator, que vai por cima do cravo, retirando-o por inteiro e sem deixar marcas no rosto”, aponta Sasha Luz, fisioterapeuta e esteticista.

O processo todo pode durar até 1 hora e meia e é finalizado com máscara calmante, drenagem linfática facial ou uso de câmara de LED, dependendo do caso, seguido de protetor solar com alta proteção.

A frequência ideal para a limpeza de pele profissional depende do tipo de pele, variando entre 60 e 30 dias de intervalo.

Sasha explica que ela pode e deve ser feita em casa, no máximo duas vezes por semana, embora seja mais superficial.

“Em casa, você deve limpar a pele, esfoliar, desinfetar com uma loção com efeito calmante. Usamos uma máscara calmante para evitar uma possível vermelhidão, e por fim passamos o protetor solar com hidratante, para deixar a pele limpa e hidratada”, orienta.

A extração de espinhas em casa requer cuidado pois, se elas estiverem inflamadas, mexer pode piorar a situação.

Publicidade