28 de março de 2024 Atualizado 13:49

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Rotina na pandemia

Dicas para uma rotina saudável com as crianças

Pedagoga ressalta importância de incluir momentos de lazer longe dos eletrônicos e de participação nas tarefas domésticas

Por Da Redação

13 de junho de 2020, às 10h25

Com a pandemia da Covid-19, a rotina doméstica precisou ser adaptada completamente. Apesar da flexibilização da quarentena, as crianças continuam estudando de casa. Cheias de energia, elas demandam atenção, trazendo a necessidade de criar uma rotina com atividades que preencham o seu tempo e ainda resultem em segurança emocional.

 Interagir com as crianças, participando de atividades e brincadeiras, é importante para os pequenos neste período – Foto: Freepik

Segundo Silvia Salomão, pedagoga do UniMetrocamp | Wyden, é importante que as crianças tenham uma rotina bem definida e entendam que há um horário para cada atividade, como acordar, se alimentar, brincar e também para os trabalhos da escola e ajuda nas tarefas domésticas.

Para facilitar a organização do dia a dia com as crianças, ela separou sete dicas que podem ser adotadas durante a quarentena.

Deixe a rotina visível
Escreva em cartaz, lousa ou papel sulfite a rotina da criança. Aproveite esse momento para explicar como serão os dias e defina atividades como hora de acordar, café da manhã, brincadeiras, tarefa escolar, almoço, descanso. A atenção ao horário deve ser dos adultos ou das crianças que já tenham aprendido ver as horas.

Planeje brincadeiras
Escolha algumas brincadeiras junto com a criança, procure atividades diferentes como jogos de montar, tabuleiro, confecção de massinhas, brinquedos com recicláveis, recorte e colagem. Também é importante selecionar os espaços da casa onde as brincadeiras poderão ser feitas – eles devem ser fixos para facilitar a autonomia da criança e evitar que a casa fique desorganizada.

Fique atento ao comportamento
Estamos vivendo um momento delicado, tanto em âmbito individual quanto coletivo. Fique atento ao comportamento infantil e suas dúvidas referentes ao momento em que estamos vivendo. Evite deixar a televisão ligada durante o dia todo, pois ela traz um excesso de informação que pode gerar medo, insegurança e angústia nas crianças.

Faça atividades junto com as crianças
Estabeleça um período de maior interação com a criança. Contar histórias, assistir um filme, aproveitar jogos e diálogos podem ser ótimas opções. Esse momento deve ocorrer todos os dias e deve ser planejado dentro da rotina.

Defina tarefas domésticas
As crianças devem ajudar nas tarefas domésticas e ter um momento planejado para essas atividades, que podem ser desde guardar os brinquedos, manter os ambientes da casa onde acontecem as brincadeiras organizados, guardar roupas e sapatos até dar comida aos animais de estimação.

Faça chamada de vídeo com os amigos
Programe ligações por vídeo com os amigos da escola, do bairro e com familiares, assim a criança consegue manter uma conexão afetiva com eles e compartilhar momentos da sua rotina.

Controle as atividades no celular
O tempo de utilização de celulares, tablets e computadores deve continuar a ser controlado pelos responsáveis, evitando que a criança fique muito tempo brincando com eles.

Publicidade