19 de janeiro de 2021 Atualizado 15:42

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Novembro Azul

Dentista exerce papel fundamental para o tratamento do câncer de próstata

Maquira Group Dental destaca a importância da saúde bucal para o tratamento da doença

Por Redação

27 nov 2020 às 17:34

Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) revelam que um em cada nove homens será diagnosticado com câncer de próstata durante sua vida. Isso corresponde uma projeção nos anos 2020/2022 de 65.840 novos casos no Brasil.

Uma coisa que sabemos é que o diagnóstico precoce ajuda a salvar vidas, mas mesmo assim o preconceito ainda se instalada nos homens. Você sabia que o dentista ajuda a salvar muitas vidas?

Quando um paciente inicia um tratamento, a saúde bucal pode ser afetada – Foto: Divulgação

A quimioterapia/radioterapia são tratamentos muito agressivos que afetam a saúde como um todo, inclusive a dos dentes. Por isso fazer um acompanhamento com um dentista é primordial, principalmente nesses casos e a cirurgiã dentista e consultora técnica da Maquira (indústria de produtos consumíveis odontológicos) Fernanda Calonego explica.

Quando um paciente inicia um tratamento, pode afetar a saúde bucal como: boca seca, diminuição da saliva, dificuldade na mastigação e deglutição, paladar alterado, problemas na fala, agravamento de doenças periodontais e lesões bucais e até cáries.

“O primeiro passo antes de o paciente iniciar o tratamento contra a doença, é procurar o dentista. O acompanhamento é essencial antes, durante e pós o tratamento”, comenta Fernanda.

A prevenção dos sintomas gerados pelos procedimentos contra o câncer garante uma qualidade diferente para os pacientes, além de minimizar os efeitos. Outro ponto importante para se ressaltar é que os pacientes ficam muito suscetíveis a infecções bucais, e isso afeta muito o tratamento.

Prevenção no dentista é igual à garantia de um tratamento melhor.

“Os efeitos são mais acentuados quando a boca não está saudável antes do tratamento. Quando o paciente chega para nós, realizamos exames clínicos e radiográficos para averiguar a condição bucal, assim tratamos antes da quimioterapia/radioterapia qualquer problema que tenha (cáries, início de infecções entre outros). Além disso, há a orientação para prevenir as lesões e efeitos colaterais”, relata Fernanda.

O dentista exerce um papel fundamental na prevenção e diagnóstico de muitos tipos de cânceres, principalmente por darem sinais na boca. O diagnóstico precoce salva vidas e garante que a doença não seja letal. “Que isso seja falado sem medo e que a conscientização chegue a todos”, encerra.

Publicidade