31 de maio de 2020 Atualizado 07:14

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Atenção

Cuide da coluna durante o home office

A má postura pode causar fadiga, dores nos olhos, na cabeça e no pescoço, além de desconforto nas costas, desencadeando até escoliose, hiperlordose, LER e tendinites

Por Da redação

11 Maio 2020 às 12:11 • Última atualização 11 Maio 2020 às 13:21

Muitas pessoas estão trabalhando em casa nesse momento e todo o empenho em manter a postura no escritório pode ir por água abaixo. A má postura pode causar fadiga, dores nos olhos, na cabeça e no pescoço, além de desconforto nas costas, desencadeando até escoliose, hiperlordose, LER (Lesão por Esforço Repetitivo) e tendinites.

É preciso tomar cuidado com a postura durante o trabalho em casa – Foto: Divulgação

O ideal é, primeiro, trabalhar sentado em uma cadeira e de frente para uma mesa, nunca deitado na cama, ou mesmo com o notebook no colo. Toda a lombar (coluna vertebral inferior) deve ficar apoiada no encosto da cadeira.

É possível, inclusive, colocar uma almofada nas costas para ajudar e conseguir manter a postura correta. E nada de ficar com os pés “pendurados”, eles devem estar encostados no chão ou em um suporte.

Quando se trata do punho, saiba que ele nunca deve ficar sem apoio, então, escolha uma mesa que tenha espaço para isso ou uma cadeira com braços em que possa colocar o antebraço em cima. E é preciso estar muito atento à altura do notebook ou do monitor.

Se estiver acima ou abaixo da linha dos olhos pode prejudicar a cervical. Ajuste com livros ou outros objetos se for preciso, para que permaneça alinhado.

Fazer alongamentos durante o dia, alguns intervalos para que levante e se movimente, também são importantíssimos para evitar que a dor se instale. Gislaine Milena Marton, fisioterapeuta.

Podcast Além da Capa
A quarentena decretada no Estado de São Paulo para combater a proliferação da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) completa 50 dias nesta semana. Com as restrições impostas, muitas pessoas tiveram a rotina, hábitos e até o convívio familiar alterado. Nesse episódio, o editor Bruno Moreira conversa com o repórter André Rossi, que ouviu moradores da região para entender como a pandemia mudou a dinâmica de suas vidas.