06 de agosto de 2020 Atualizado 22:08

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Dicas

Corpo: Gestantes e cuidado pessoal

Especialista dá dicas de cuidados durante e depois da gravidez

Por Redação

16 jun 2020 às 09:52

Sabe-se que a chegada de um bebê, além da alegria e emoção de estar gerando uma vida, também traz inúmeras mudanças para a mamãe. Não apenas sobre a rotina durante e depois da gestação, mas também do corpo da mulher, já que todo o seu organismo muda quando está passando por uma gravidez.

Alguns cuidados durante a gravidez devem ser tomados para se prevenir de qualquer desconforto que possa abalar a autoestima – Foto: Divulgação

A barriga, com certeza, é a parte do corpo que mais preocupa as gestantes, já que vai passar por mais transformações durante os próximos noves meses. Para acompanhar o crescimento da criança, a pele estica o máximo que consegue, fica mais frágil e ressecada. Além disso, nota-se mudanças no peso e aumento das mamas.

Para algumas, todas essas mudanças podem parecer assustadoras, mas segundo Meliza Moutinho, cirurgiã plástica, não há motivos para se preocupar.

“Este é um processo natural e o corpo feminino está preparado para retornar ao que era antes. No entanto, é preciso ajudá-lo. Tomar alguns cuidados para se prevenir de qualquer desconforto que possa abalar a sua autoestima é essencial.”, conta. Por isso, a cirurgiã separou 7 dicas para você cuidar do corpo durante e depois da gravidez. Confira:

1 – Cuidado com o peso
Fique de olho na balança durante a gestação. É importante saber que sobrepeso traz diversos problemas na pele como estrias, flacidez e que depois será ainda mais difícil voltar ao peso de antes da gravidez. Então quanto menos engordar, menor será o desgaste para o seu corpo e o esforço depois.

2 – Hidrate-se
Lembre-se de beber muita água e hidratar a pele com cremes próprios para o período de gestação. Eu gosto muito dos que têm centella asiática.

3 – Use cinta
Elas são ótimas durante a gestação e também devem ser utilizadas depois do parto para ajudar no retorno da musculatura e da pele.

4 – Tenha paciência
Muitas pacientes me procuram poucos meses depois do parto para algum procedimento cirúrgico, mas não adianta ter pressa. Você precisa esperar pelo menos um ano para perder peso e também equilibrar os hormônios, dar tempo para amamentação e etc. Lembre-se que você passou nove meses em uma mudança do corpo e não será em poucos meses que tudo vai se resolver.

5 – Pense antes de fazer mamoplastia
Você ainda não teve filho? Pensa em ter daqui 2 anos? Meu conselho: espere um pouco para ter um resultado melhor e mais duradouro. Porquê em alguns casos (depende da técnica e caso da paciente) pode ter dificuldade para amamentar ou até ter flacidez depois da amamentação.

6 – Proteja-se!
Quem já tem problemas com melasma, deve evitar ainda mais o sol, usar muito protetor solar e também evitar alimentos inflamatórios, que aumentam o aparecimento das manchas.

7 – Procure um profissional qualificado
Antes de tomar qualquer decisão ou começar tratamentos que prometem milagres ou cirurgias que parecem menos invasivas, é importante ter uma avaliação de um profissional de cirurgia plástica para que ele possa indicar as melhores alternativas para o seu caso, que não é igual ao da sua amiga, irmã ou conhecida.

Só um médico com experiência e conhecimento pode orientar para o melhor tratamento ou intervenção. Portanto, valorize a consulta, leve todas suas dúvidas e não esqueça de antes de marcar buscar referências do profissional e seu registro na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.