28 de março de 2024 Atualizado 20:58

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Comportamento

Conscientização sobre bullying na escola é importante

Para a psicopedagoga Regina Lima, a conscientização é a melhor ferramenta dos educadores para combater o bullying no ambiente educacional

Por Da Redação

19 de setembro de 2019, às 17h05

Para a psicopedagoga Regina Lima, a conscientização é a melhor ferramenta dos educadores para combater o bullying no ambiente educacional. Segundo ela, é necessário realizar iniciativas que melhorem a troca de informações e a reflexão sobre o assunto.

Foto: Divulgação
Bullying é um problema comum e a conscientização deve ser trabalhada na escola

“O mais importante é que tanto os alunos quanto a família e toda a equipe escolar precisam estar esclarecidos em relação ao assunto, sabendo da sua seriedade e consequências”, afirma Regina Lima. A especialista diz que dentro do possível, os professores devem registrar a caracterização do problema, quais as consequências relacionadas anterior e posteriormente às reincidências dos comportamentos violentos, intencionais e repetitivos.

“A agressão por vezes não é só moral, mas física também. Devem-se ouvir as partes envolvidas para que se tenha uma real observação das ocorrências O suporte social e o apoio psicológico são imprescindíveis na intervenção”, relata a psicopedagoga. Regina Lima pondera que o apoio afetivo é fundamental. No entanto, saber ouvir a criança ou o grupo e encorajá-los a construir seus próprios valores morais são a tônica para um bom desfecho.

“Os pais devem abster-se de usar recompensas para que consigam o que é desejado no processo educativo. Deve, sim, encorajar a criança a construir seus próprios valores morais. Só assim, ela não terá medo de ser repreendida e fará a reparação de sua atitude”, propõe a especialista.

Publicidade