29 de março de 2024 Atualizado 12:37

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Bem-Estar

Conheça quatro mitos e verdades sobre a micose

Doença afeta unhas em qualquer época do ano, exigindo cuidados específicos no tratamento

Por Redação

02 de agosto de 2020, às 10h33

Fungos adoram o calor e a umidade, mas engana-se quem acha que micose é uma doença exclusiva do verão. Abafar pés e mãos e compartilhar objetos de uso comum aumentam as chances de contrair micoses, causadas por fungos.

A cura geralmente chega por volta dos 6 meses para a micose das unhas das mãos e 12 meses para os pés – Foto: Divulgação

Confira mitos e verdades comuns sobre o assunto, segundo a dermatologista Dóris Milman Shansis.

1.  A micose é contagiosa

VERDADE. “Além de ser transmitida de pessoa para pessoa, pode passar de uma unha para outra, no caso da micose de unhas”, explica. Além disso, a onicomicose, como é conhecida, pode ser “porta de entrada” para outras infecções, como as bacterianas

2.  Micose de unha é igual a de pele

MITO. São diferentes e requerem terapêuticas específicas. O tempo de combate varia, mas na onicomicose costuma ser longo. “As condições de saúde de cada pessoa também refletem no tempo de tratamento”, comenta a médica. Loceryl® é um esmalte que forma um filme protetor eficaz contra os fungos, podendo ser usado apenas uma a duas vezes por semana.

3.  Os efeitos da doença são visíveis

VERDADE. Descolamento, deformação, aspecto quebradiço e surgimento de manchas amareladas ou esbranquiçadas na unha são sinais. Dóris alerta que o dermatologista fará o diagnóstico preciso e definirá o melhor tratamento.

4.  Esmaltes não atrapalham o tratamento das micoses

MITO. Eles dificultam a penetração do medicamento na unha afetada. O ideal é aplicar esmalte antifúngico, que contém alta concentração de substâncias antimicóticas, diretamente na unha. Esmaltes comuns poderão ser aplicados sobre o antifúngico. Loceryl® Esmalte (cloridrato de amorolfina) é indicado para o tratamento de micoses de unha (onicomicoses).

Opções caseiras para tratar a micose

O tratamento caseiro para micose de unha pode ser feito com a aplicação de 2 a 3 gotas de óleo essencial de cravo-da-índia na unha afetada pelo menos 2 vezes ao dia, pois o cravo-da-índia possui ação antifúngica e cicatrizante.

Porém, os óleos essenciais de orégano ou malaleuca também possuem excelente ação contra este tipo de fungos e, por isso, também podem ser usados. Além disso, o tratamento caseiro também deve incluir a adoção de alguns cuidados como:

  • Evitar usar sapatos apertados;
  • Preferir meias de algodão;
  • Lavar e secar muito bem os pés, inclusive entre os dedos;
  • Usar sempre chinelos em piscinas ou banheiros públicos;
  • Usar materiais de manicure ou pedicure próprios e não partilhá-los.

Estes cuidados aceleram o tratamento da micose de unha e previnem uma nova infecção. Dessa forma, também podem ser feito mesmo quando se está fazendo o tratamento indicado pelo médico.

Fonte: www.galderma.com e tuasaude.com

Publicidade