20 de abril de 2024 Atualizado 00:43

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Bem-Estar

Confira como adotar rotina de proteção contra insetos, vírus e bactérias

Por Carina Curado / Edelman

23 de dezembro de 2021, às 08h04 • Última atualização em 02 de janeiro de 2022, às 08h13

O período de fim de ano é sempre marcado pelos encontros em família, entre amigos e viagens para comemorar o Natal ou a virada de ano. Seja para quem vai receber visitas ou para aqueles que vão passar as festas de fim de ano longe de suas casas, o cuidado com a saúde nesses ambientes não pode ser deixado de lado.

“Ainda é um momento de cautela para grandes aglomerações, mas sabemos que esta época do ano é marcada de encontros para celebrar essas datas tão significativas no nosso calendário. E, com alguns cuidados simples, podemos manter uma rotina de proteção dentro e fora de casa”, recomenda o médico Marcelo Otsuka, da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI).

Pensando nisso, Exposis e Lysoform, marcas da SC Johnson, e a SBI trazem dicas simples que podem ser adotadas durantes esse período festivo.

Armários e bancadas

De acordo com o médico da SBI, Marcelo Otsuka, locais que estão há algum tempo fechados ou sem uso podem acumular insetos, sujeira e, consequentemente, microrganismos que podem afetar a saúde, podendo causar, por exemplo, infecções intestinais.

“É recomendável limpar e desinfetar armários onde serão armazenados os alimentos, incluindo bancadas e pias, locais onde geralmente as refeições são preparadas. O uso de um desinfetante em formato spray ou aerossol faz com que seja uma limpeza prática e rápida. Já as louças, panelas e recipientes em geral, podem ser higienizados com água e sabão antes de serem usados”, destaca.

“Outro alerta é para aqueles que vão para sítios ou casa térrea alugada. Recomendo a higienização dos pisos devido à necessidade de retirada de possíveis venenos, como os de rato, e sujeiras provenientes de insetos e pequenos animais que podem estar contaminadas. Posteriormente, é ideal que seja feita a desinfecção desses pisos, para deixar o ambiente mais limpo e seguro.

Uso de repelente

Uma região com mais natureza ao redor, por exemplo, pode ser propícia para o grupo fazer trilha e aproveitar um piquenique antes da virada do ano. Já a casa na cidade pode ter uma área externa aconchegante para todos se reunirem para um churrasco. Atividades ao ar livre podem significar mais exposição aos insetos, segundo Marcelo.

“O ponto em comum entre essas atividades ao ar livre é que o calor do corpo da pessoa vai atrair os mosquitos.  Recolher folhas, manter a grama cortada, caminhar em trilhas mais abertas e usar repelente sempre são atitudes altamente recomendadas e que estão ao nosso alcance”, explica o médico.  

Solas dos sapatos

Se os amigos ou família forem receber visitas para as comemorações de fim de ano, recomenda-se que, antes de adentrarem ao local, as solas dos sapatos sejam desinfetadas.

“Isso vale também se forem visitar outros amigos e familiares, mesmo que não seja um hábito do anfitrião daquela casa. Leve na bolsa ou no bolso uma embalagem mini de desinfetante em aerossol para limpar a sola dos calçados ou deixe um produto à disposição das visitas logo na entrada. Dessa forma, evita-se que microrganismos sejam transportados da rua para dentro do lar. E por que é importante evitar? Pois muitas crianças acabam brincando no chão ou, eventualmente, um adulto se desloca de um ambiente ao outro descalço”, esclarece Marcelo.

Higienização das mãos

As festas de fim de ano são marcadas também por aperitivos consumidos ao longo do dia. Quem nunca visitou um parente ou recebeu amigos e colocou uma tigela cheia de amendoim para petiscar entre uma conversa ou outra?

“Não são todas as pessoas que se preocupam em lavar as mãos antes de pegar algum petisco para comer durante uma conversa, por exemplo. Ter embalagens com álcool gel em locais estratégicos pela casa, sítio ou até mesmo nas áreas externas, faz com que as pessoas se lembrem de usar antes de manusear qualquer alimento com as mãos”, recomenda Otsuka.

Publicidade